terça-feira, 2 de maio de 2017

NOVO PROGRAMA FACILITA ACESSO AO MUNDO DO TRABALHO

 Equipe municipal de Promoção Social discute planos para o funcionamento do ACESSUAS em Porciúncula


Porciúncula está disponibilizando para a população o ACESSUAS TRABALHO, o PROGRAMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DO ACESSO AO MUNDO DO TRABALHO, que tem por finalidade promover o acesso dos usuários da Assistência Social ao mundo do trabalho, a partir da mobilização e encaminhamento para cursos e ações de qualificação profissional.

O ACESSUAS TRABALHO é um programa do Governo Federal vinculado à Secretaria de Promoção Social, que busca mobilizar e encaminhar pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social para facilitar a inclusão no mundo do trabalho. O programa dá acesso a cursos de qualificação e formação profissional, ações de inclusão produtiva e serviços de intermediação de mão de obra. Para tanto, o programa conta com uma equipe de coordenador e técnicos de nível superior e de nível médio.

A secretária de Promoção Social, Antonieta Correa, explica que o ACESSUAS oferece meios da população de 14 a 59 anos ter acesso a cursos de capacitação profissional. “Vamos fazer parcerias com  Senai, Sebrae, Sesi e outras instituições para tentar trazer cursos para nossa população. E vamos facilitar e ajudar aqueles que precisam se locomover para se qualificar. Estamos reprogramando as metas do programa para utilizar recursos que estavam em conta, paralisados nos anos anteriores, infelizmente”.

Uma das ações do ACESSUAS que vai estar em prática é o balcão de empregos, com cadastro e informações online, disponibilizando dados do trabalhador para todo o Brasil.
O ACESSUAS TRABALHO é uma grande oportunidade de acesso à formação profissional que está sendo iniciado em Porciúncula através da Secretaria de Promoção Social. Para maiores informações, a população de 14 a 59 anos deve ir à Secretaria, no bairro João Braz.


Rosimere Ferreira
Assessoria de Comunicação

Vacinação contra Febre Aftosa começou dia 1º de Maio


Campanha para imunização de bovinos e bubalinos, em qualquer idade, vai até o dia 31.


  Começou em  todo o estado a primeira etapa anual de vacinação contra a Febre Aftosa. Os produtores rurais tem prazo até o dia 31 de Maio para imunizar os animais de qualquer idade de seus rebanhos bovinos e bubalinos.



O secretário estadual de Agricultura, Jair Bittencourt, alerta que o fato do Estado estar a 20 anos sem o registro da doença faz com que muitos pecuaristas desconheçam as graves consequências dessa enfermidade, tanto para a sanidade animal quanto para a economia rural.
- É um marco importante e que mantém o status do Rio de Janeiro de área livre de febre aftosa, com vacinação. Mas, não podemos descuidar!   É preciso agir com responsabilidade, vacinar os animais e apresentar a declaração – frisou.
A expectativa é atingir a imunização de 100% do rebanho bovideo fluminense, que reúne mais de 2,4 milhões de cabeças.

O superintendente de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Paulo Henrique Moraes, orienta os produtores a adquirir a vacina nas lojas agropecuárias autorizadas e a terem atenção na conservação do produto. A vacina deve ser transportada em isopor com gelo e conservada em geladeira. Os frascos devem ser mantidos refrigerados até o momento de sua aplicação.

- Os criadores devem estar atentos também aos prazos para a entrega da declaração de vacinação nos Núcleos de Defesa Agropecuária ou postos municipais no local de sua propriedade, evitando as multas - afirmou Moraes.

A declaração também poderá ser feita pelo próprio produtor na página www.agricultura.rj.gov.br.


Coordenadoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento
tel. (21) 3607-5404


Foto: Divulgação Seappa

SECRETÁRIO DE ESTADO DE CULTURA VISITA PORCIÚNCULA



Leonardo Freitas, subsecretário de Estado de Cultura, Fabiano Garcia, assessor municipal, Vitor José De Araújo Cunha, secretário Municipal de Cultura e André Lazaroni, secretário de Estado de Cultura


Não é todo dia que um município do porte de Porciúncula recebe um Secretário de Estado. Pois na última quarta-feira, 27/04, o Secretário de Estado de Cultura, André Lazaroni, esteve com e sua equipe em visita à Secretaria Municipal de Cultura para ver de perto o trabalho que vem sendo desenvolvido no município. O secretário municipal, Vitor José, recebeu André Lazaroni, que veio por intermédio do assessor Fabiano Garcia, no Centro Cultural Dr. Edésio Barbosa da Silva, onde apresentou as instalações e os projetos desenvolvidos e os sonhados para os próximos anos.








Secretário André Lazaroni conhecendo o Arquivo Histórico Municipal




André se encantou com o prédio da antiga Estação Ferroviária e com tudo o que é desenvolvido em prol da cultura de Porciúncula. Muito interessado, observou com calma o Acervo Histórico Municipal e se comprometeu a ajudar na organização do arquivo, através da digitalização de todo o material, e apoiar a criação do Museu Municipal. Também se disponibilizou a enviar livros para a Biblioteca Eloy Vieira Lannes e colaborar com a Casa do Artesão de Porciúncula. Interessado em desenvolver a cultura dos pequenos municípios, o secretário de Estado escutou as necessidades do secretário Vítor José e se mostrou disposto a ajudar a trazer eventos de grande interesse para a população.
O secretário André Lazaroni tem um carinho especial por Porciúncula, uma vez que sua mãe, Dalva Lazaroni nasceu aqui no ano de 1945. Após um trágico acidente familiar, Dalva foi embora com pouca idade, fixando-se no município de Duque de Caxias, onde tornou-se advogada, professora, escritora e política. Com mais de 30 livros escritos, entre os quais destacam-se as biografias da compositora e pianista Chiquinha Gonzaga e da educadora Armanda Álvaro Alberto. Dalva Lazaroni foi amiga e defensora do líder ambientalista Chico Mendes, a quem dedicou dois livros. Ela faleceu em 2016 aos 70 anos.

Uma das promessas do secretário de Estado para Porciúncula é fazer a doação dos livros escritos pela mãe, para que a população conheça a vida da ilustre porciunculense.




Rosimere Ferreira
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Porciúncula

PREFEITURA DE PORCIÚNCULA ANUNCIA AUMENTO E FAZ DIA DE FESTA PARA O TRABALHADOR






O dia 1° de Maio foi dia de festa para o trabalhador porciunculense. A Prefeitura Municipal organizou um dia de competições esportivas, atividades, prêmios e shows para a população. A festa começou às nove da manhã e foi até meia-noite, finalizando com show do cantor Felipe Fernandes. A programação incluiu Torneio Início de Futebol, torneio de Jiu Jitsu, inauguração da Quadra de Areia, Campeonato de Futevôlei, Torneio de Embaixadinhas e sorteio de prêmios, além dos shows musicais.
Durante a abertura do evento, o prefeito Leo Coutinho anunciou o aumento do salário do servidor, que vai acompanhar o percentual do salário mínimo, 6,47%. O prefeito falou também do valor do trabalhador porciunculense e da importância de homenagear aqueles que fazem a cidade andar e crescer. “Temos que olhar de perto, buscando mecanismos para valorizar o trabalhador. Tenho um compromisso pessoal de buscar soluções não apenas de trabalho, mas de tudo o que envolve a dignidade do povo porciunculense”, concluiu Leo Coutinho.

A Festa do Trabalhador foi organizada pela Secretaria Municipal de Turismo e Esporte e teve também a presença do vice-prefeito Riandro Petrucci, secretários municipais, vereadores e presidente da Câmara, Fernando do Piu.

A secretária Carla Aparecida agradece o apoio das demais secretarias municipais, dos funcionários, dos patrocinadores e do comércio local. "Essa união foi fundamental para a realização de uma grande festa para o trabalhador porciunculense".




]
]







Rosimere Ferreira
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Porciúncula

Honraria concedida ao Paduano Sr. José Ronaldo da Luz


Quentinhas KM em Pádua-RJ estreia hoje ! Peça já a sua !


Mary Ateliê e Niraldo Sapão Corretor


Mensagem Dia das Mães SINDGNAISSES


segunda-feira, 1 de maio de 2017

Dia do Trabalhador é comemorado em Pádua na Praça Pereira Lima!







A Prefeitura de Santo Antonio de Padua, comemora hoje primeiro evento  do dia do trabalhador e preparou uma programação especial para a comemoração do Dia do Trabalhador (1/5).

  Com diversas atividades esportivas,culturais,sociais e comunitária,esta incluindo  passeio ciclísticos,recreação infantil, e muito mais.

Os preparativos já estão a todo vapor e a primeira dama Tertuliana acompanha tudo de perto e participa da organização como secretaria da promoção social.

Então galera partindo pra lá o evento começa  as 1500 hs !

Parabéns a todos os trabalhadores pelo seu dia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!





















Parabenizamos a todos os guardas municipais pelo dia do trabalhador!







Dia do Trabalho no Brasil e no Mundo!





Vários países comemoram hoje, primeiro de maio, o Dia do Trabalho. A comemoração tem origem no ano de 1886, quando trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, fizeram uma manifestação pelas ruas da cidade reivindicando a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.

A manifestação teve a adesão de milhares de pessoas e foi realizada uma greve geral naquele país. Dois dias depois houve nova manifestação que acabou em enfrentamento com a polícia. Três trabalhadores morreram.

Os protestos continuaram e no dia seguinte os manifestantes lançaram uma bomba contra os policiais e oito deles morreram.

A polícia então abriu fogo contra a multidão, matando 12 pessoas e ferindo outras dezenas. Cinco sindicalistas acabaram condenados à morte e três condenados à pena perpétua.

As manifestações não foram em vão. Em 1889, a Segunda Internacional Socialista, que reunia várias organizações de trabalhadores, decidiu em Paris convocar todos os anos, uma manifestação pela implantação das 8 horas de trabalho diário.

A data escolhida foi o dia 1º de maio, em homenagem às luta dos trabalhadores de Chicago. E assim, em primeiro de maio de 1891, durante uma manifestação, dez trabalhadores foram mortos pela polícia no norte da França. Essa nova tragédia reforçou a data como um dia de luta dos trabalhadores.

Vinte e oito anos depois, a França ratifica a jornada de 8 horas diárias de trabalho e anuncia o dia 1 de maio como feriado. No ano seguinte a Rússia também passa a comemorar o dia primeiro de Maio como feriado nacional e o exemplo é seguido por outros países.

No Brasil as ideias trabalhistas chegaram com os imigrantes europeus. A primeira greve geral aqui aconteceu em 1917. Mas só em 1925, com o fortalecimento da classe operária, é que o dia 1º de maio foi declarado feriado pelo Presidente da República, Artur Bernardes.

Naquela época eram comuns agremiações trabalhistas, mas não tinham influência política por causa da pouca industrialização do país. Com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, em 1930, a organização dos trabalhadores tomou novo rumo, surgindo o chamado trabalhismo.

O Dia do Trabalhador passou a ser comemorado com festas populares, desfiles e celebrações similares. Getúlio Vargas aproveitava a data para anunciar conquistas do trabalhador, como a criação do Salário Mínimo em 1940, a Justiça do Trabalho em 194l e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1943.