sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Educação ultrapassa 100 dias de greve









A greve dos docentes federais já ultrapassou 100 dias e ainda não há uma resposta concreta do governo federal para as propostas da categoria. Representantes dos ministérios da Educação e do Planejamento têm recebido os dirigentes sindicais, mas o impasse ainda não tem data prevista para terminar. A meta do governo é oficializar até a próxima sexta-feira a proposta de reajuste salarial de 10,8% em dois anos. Valendo para 2016 e 2017.
No Rio de Janeiro, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) já saiu da greve e as demais instituições no Rio ainda aguardam um posicionamento da liderança nacional para definir os rumos da greve. A paralisação dos docentes começou no dia 28 de maio e tem a adesão de 50 seções sindicais do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). Na última audiência, que ocorreu no dia 3 deste mês, o secretário da Sesu/MEC, Jesualdo Farias, reconheceu os cortes no orçamento da pasta, mas disse que os problemas nas instituições federais de ensino são pontuais e que somente alguns casos são mais graves.
CENÁRIO DE CRISE
O Andes-SN reconheceu que mesmo com os problemas enfrentados diante do cenário de crise, está sendo possível avançar em pautas locais, principalmente em reuniões com reitores de institutos federais de ensino. A ideia é encontrar alternativas para os cortes superiores a R$ 11 bilhões.
DIÁLOGO COM REITORIA
Representante da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Claudio Toneguchi, informou que a base local conseguiu agilidade na abertura de diálogo com a reitoria. “Em relação à pauta local, ela caminhou bem rápido”, disse o sindicalista. Há um seminário previsto para esse mês.
ÔNIBUS EXPRESSO
Já na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a reitoria suspendeu o início do segundo semestre antes da adesão da base da instituição à greve nacional. O comando local de greve criou um movimento “Expresso em defesa da Educação”. Um ônibus percorreu diversas regiões para checar problemas de gestão.
NA JUSTIÇA
Na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) a greve foi parar na Justiça. Uma liminar impediu o Conselho Universitário (Consuni) de discutir o calendário acadêmico e a sua suspensão. Na instituição a paralisação nos campi do interior é total e no campus de Manaus, várias unidades estão paradas e outras parciais.


TÉCNICOS-ADMINISTRATIVO — O Ministério do Planejamento marcou para a próxima quarta-feira a reunião com a Fasubra para apresentar a contraproposta de 10,8% de aumento. A categoria iniciou a greve antes dos professores das universidades federais.

les mesmos não se entendem e quem paga são os alunos que querem realmente estudar, porque há um bando de vagabundos que estão ha mais de 08 anos tomando vaga de quem quer estudar aliando-se a um grupelho de esquerdistas que dominam o corpo docente e administrativo das Federais











APREENSÃO DE ARMAS DE FOGO EM PÁDUA _ RJ







Policiais Militares do 36º Batalhão de Policia da guarnição da 2ª Seção (P/2), juntamente com guarnição de São João do Paraíso  SGT JOMAR e SGT S. PAES, em cumprimento de mandado de Busca e Apreensão em desfavor do nacional JOÃO MAZIERO PIRES, após fazer levantamento em resposta ao disque denúncia de quadrilha armada, especializada em roubo de gado na região,  solicitou junto ao ministério público uma busca domiciliar na residência do acusado conhecido como: Joãozinho Caetano também conhecido como João galo residente no endereço Sítio Califôrnia, Zona Rural de São João do Paraíso e lograram êxito em apreender os seguintes materiais:

- 01 Revólver cal.38;
- 01 Espingarda cal.20;
- 01 Espingarda cal.32;
- 06 munições cal. 38 intactas;
- 03 munições cal. 20 intactas e 03 deflagradas;
- 03 munições cal. 32 intactas e 19 deflagradas; - 09 munições cal. 22 intactas;
- 01 munição cal. 28 intacta.

Guarnições receberam informe dando conta de que no mesmo endereço, propriedade conhecida como 'TERRENO DO JOSÉ CASTILHO", o nacional de nome ROBSON ROSA DE OLIVEIRA  possuía uma arma de fogo, onde logrou êxito em apreender:
- 01 Espingarda cal. 32 com 07 munições intactas. Sendo Tudo apresentado na 142ª DP de Cambuci.



-- 
Setor de Relações Públicas – P/5 do 36º BPM


Cidades do interior do estado seguem com a Campanha de prevenção a acidentes de trânsito “Viagem Segura”,previna-se!


 Pádua,18 de setembro de 2015
Márcia Mendes









O evento ocorre neste momento em frente   ao posto em Ponto Pergunta,sob o comando do Subtenente  Anderson,chefe do posto  13 de Policia Rodoviária  realizados fazem parte da campanha estadual de prevenção a acidentes no transito lançada pelo Detran. Com o título “Viagem Segura”, a campanha tem por objetivo alertar a população a respeito dos cuidados que devem ser tomados quando se vai viajar.

Então fiquem atentos não viajem sem fazer uma revisão em seus veículos e não corra,uma viagem tem que trazer prazer e não dor.


Campanha “Viagem Segura”

Com o tema “Viaje sem correr este risco. Diminua a Velocidade” o Detran-RJ lançou a campanha estadual de prevenção a acidentes de trânsito. As ações da campanha acontece durante o decorrer do dia.










A população recebeu materiais educativos como  panfletos, além de dicas de segurança no trânsito, em especial para quem pretende viajar.



















Dr. Flávio Gomes de Sousa um grande prefeito para o Município de Aperibé sempre investindo em grandes obras!



Umas das tantas obras realizadas no governo do Prefeito Dr. Flávio Gomes






O prefeito com sua esposa e primeira dama do município Daiana





  O Prédio da Sede da Prefeitura de Aperibé Hélcio de Paiva Bairral é uma das grandes obras realizadas que contribuiu com uma redução dos gastos de mais de 10 mil reais por mês, contando a economia de energia elétrica e aluguel. Além de rampa de acesso para cadeirantes. O projeto da obra foi dos arquitetos Cláudia Velasco e Kéven Figueira e da engenheira, que é neta do patriarca que dá nome ao prédio, Virginia Bairral.



Dr. Flávio Gomes de Sousa relembrando sua fala na inauguração  que marcou a história do município de Aperibé e além de ser a realização de um sonho “Nós passamos hoje a ter a construção de uma gestão moderna, porque quando o mutuário vier à prefeitura conseguirá resolver de uma forma mais cômoda aquilo que quer dentro do mesmo prédio. Isso faz com que façamos melhor uso do tempo do funcionário. O prédio tem o pé direito elevado, assim faremos melhor uso da luz natural, com isso teremos uma economia de luz elétrica, além de ser mais arejado. Agora esperamos poder dinamizar e incentivar a administração pública de Aperibé.”Ainda de acordo com Dr. Flávio, Hélcio de Paiva Bairral foi uma pessoa que marcou a história de Aperibé e Santo Antônio de Pádua na época em que a cidade pertencia aquele município. “Ele foi vice prefeito de Santo Antônio de Pádua e temos um carinho enorme pela família e a certeza que foi justa a homenagem de nomear o prédio da sede da prefeitura com o nome desse grande político Hélcio Bairral é uma nova etapa da administração de Aperibé.” Realmente depois dessa vieram mais obras, recursos, onde a cidade cresceu trazendo beneficio para população. O prefeito além de um grande administrador é um pai de família exemplar e família aumenta nos próximos dias com mais um membro aumentando assim o bem mais precioso que demos “ A família”. Que Deus abençoe sua trajetória política e sua vida familiar.


Márcia Mendes



Conheça a historia da cidade:


A origem dos municípios de Santo Antônio de Pádua e Aperibé remonta ao século XVIII, quando frades capuchinhos empenharam-se em catequizar indígenas da região, sendo alvo de inúmeros ataques.
Somente no século XIX veio a ser dado novo impulso às obras missionárias, fazendo com que fosse construída capela nas proximidades do Rio Pomba, consagrada a Santo Antônio de Pádua, em torno da qual se reuniram famílias indígenas pacíficas.

O desenvolvimento da região levou o governo, em 1843, a criar a freguesia de Santo Antônio de Pádua, sob jurisdição de São Fidélis. A freguesia progrediu rapidamente, sobretudo no setor agrícola, emancipando-se de São Fidélis em 1882, elevada a categoria de vila. Primeiramente dedicado à cafeicultura, o fluxo migratório proveniente de Campos desenvolveu a cana-de-açúcar, consolidando a evolução econômica e demográfica.

A implantação dos sistema ferroviário determinou a formação de diversos sítios urbanos, geralmente a partir das estações, como é o caso das sedes distritais de Baltazar e Paraoquena, e de Aperibé, emancipado mais recentemente.

Posteriormente, em outra realidade econômica, as rodovias cumpririam o papel antes desempenhado pela estrada de ferro, surgindo novos núcleos, como Marangatu, Ibitiguaçu e Monte Alegre.

Gentílico: aperibeense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Aperibé, por deliberação estadual, de 19-09- 1891. O distrito de Aperibé teve confirmada sua criação por decretos estaduais nº 1 e 1-A, de 08-05-1892 e 03-06-1892.Pela lei estadual nº 291, 06-12-1895, o distrito de Aperibé passou a denominar-se Chaves do Faria. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Chaves do Faria figura no município de Santo Antônio de Pádua.

Assim permanecendo em divisão administrativa referente ao de 1933.
Pelo decreto-lei estadual nº 1056, de 31-12-1943, o distrito de Chaves do Faria voltou denominar-se Aperibé.

Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o distrito de Aperibé permanece no município de Santo Antônio de Pádua.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-1-1991.

Elevado a categoria de município com a denominação de Aperibé, pela lei estadual nº.1985, de 10-04-1992, desmembrado de Santo Antônio de Pádua. Sede no antigo distrito de Aperibé. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão



quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Moradores paduanos reclamam de obras iniciadas e paradas em Pádua!













São diversos bairros com obras paradas:

Cidade Nova

Gerador

Praça no Centro 

Obra do Rio Pomba
























AÇÕES DA SECRETARIA DE OBRAS BENEFICIAM MORADORES DE PORCIÚNCULA




A Prefeitura de Porciúncula, através da Secretaria de Obras, tem realizado ações para trazer melhorias e qualidade de vida para a população. Uma delas é a construção da Estação de Tratamento de Água na comunidade de Dona Emília, que irá atender também a comunidade de Bate Pau. Com recursos dosroyalties, foram investidos R$79.900,00 para solucionar um antigo problema destas localidades. “Água potável agora é uma realidade para os moradores”, disse o secretário de Obras Douglas Barduci. Já no bairro Cristo Rei foi construído um muro de contenção de encostas, que traz grandes benefícios para a população daquele local. O trabalho também foi realizado com recursos dos royalties. R$14.104,12 foram investidos na obra. 

Fabiano Júnior
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Porciúncula

Defesa Civil de Porciúncula alerta sobre o uso de botijão de gás



Atualmente, o botijão de gás é o combustível utilizado por mais de 150 milhões de brasileiros e sua distribuição atinge praticamente todos os municípios. As empresas distribuidoras de gás atuam por meio de permissão do governo e têm uma grande responsabilidade com a população. Cabe a elas garantir o fornecimento regular e um produto confiável e seguro para seus consumidores. No entanto, o uso do produto em segurança requer alguns cuidados essenciais e o secretário Municipal de Defesa Civil e presidente do Conselho dos Gestores Municipais de Defesa Civil das Regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro – COGEDESC -, Gláucio Mansur, alerta os munícipes sobre o manuseio dos botijões de gás.De acordo com o secretário, para evitar riscos, é importante saber manusear corretamente os recipientes, instalações e seus equipamentos, além de seguir os procedimentos de segurança em caso de vazamento.

Siga as instruções da Defesa Civil e não corra riscos:
1- Um botijão de gás não deve ser aceito se apresentar pintura danificada, ferrugem, partes soltas ou outros danos. Neste caso, deve-se solicitar a imediata substituição por outro em boas condições de uso.
2- Os botijões de gás devem estar em abrigos próprios, fora da edificação, em locais ventilados, protegidos do sol, da chuva e da umidade, com ventilação natural e de fácil acesso. O botijão de gás nunca deve ser instalado ou guardado em local fechado, como armários, porões, banheiros etc.
3- As mangueiras devem ter entre 0,80 m e 1,25 m e nunca devem passar por trás do fogão. O calor danifica o plástico ou a borracha, derretendo e/ou provocando rachaduras e possíveis vazamentos.
4- Para verificar vazamento de gás após a troca do botijão, utilize uma esponja com água e sabão sobre a conexão do cone-borboleta com a válvula. Se houver vazamento, aparecerão bolhas de ar na espuma de sabão. Nunca utilize fósforo ou qualquer tipo de chama para verificar se há vazamentos nem procure solucionar o problema de maneira improvisada, com cera, sabão ou outro produto. Isso pode provocar graves acidentes.
5- As instalações de gás sofrem desgaste com o tempo. Para maior segurança, revisões periódicas devem ser feitas e a validade dos reguladores de pressão, da tubulação e demais equipamentos, verificada. Instalações muito velhas, malfeitas ou que não utilizam os materiais apropriados podem resultar em vazamentos. Fique atento! A validade de válvulas e reguladores nunca deve ultrapassar cinco anos.
6- Nas cozinhas, toda a atenção deve ser dada ao registro de gás. Ele deve ser fechado sempre que o gás não estiver em uso. Panos de prato ou outros objetos que possam pegar fogo não devem ser colocados junto do botijão, sobre registros, mangueiras ou perto dos queimadores.
7- Vazamentos de gás na fase líquida podem ocorrer sempre que o botijão for colocado na posição horizontal. Portanto, nunca deite o botijão!

Faça a sua parte! Viva com segurança!

Rosimere Ferreira
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Porciúncula

Ocorrências do 36º BPM de Pádua-RJ

















USO E CONSUMO DE DROGAS - 36º BPM‏



Policiais Militares do Policiamento Tático Móvel da 2ª CIA de Itaocara às 11:40h do dia 16 de Set 2015,  sob o comando do SUB TEN PM RG 80.239 FÁBIO, deslocou-se à Rua Maria de Fátima s/nº, Bairro Cidade Seca, Itaocara/RJ juntamente com Guarnição da 2ª Seção (P/2) 3º SGT PM ROGER e CB PM KENNIO, onde de posse de informações dando conta de que o nacional GIOVANI RODRIGUES DA COSTA, portador do RG 217933845, nascido em 07/05/1989 (26 anos), filho de Maria das Dores Rodrigues Costa, residente no endereço em tela, o mesmo estaria traficando no local, vindo a abordá-lo quando chegava em sua residência, sendo franqueada a entrada das guarnições, onde logrou êxito em encontrar 12 buchas grandes de erva seca prensadas, 11 buchas pequenas de erva seca picadas e prensadas, 01 planta em um vaso aparentando ser maconha, R$191,55 em espécie, 100 sacolas plásticas tipo sacolé para embalagem de material entorpecente. Fato foi apresentado na 135ª DP ao inspetor Giordano, Matrícula 50217151 que após encaminhar para o ICCE de Pádua, foi constatado pela perita Milena tratar-se de 245,60g de maconha. “A” foi autuado no Art. 33 da Lei 11.343/06, onde será conduzido para Casa de Custódia em Itaperuna/RJ. Foi confeccionado BOPM nº 1772095/2015 de acordo com RO nº 0699/2015.





________________________________________________________________________________




USO E CONSUMO DE DROGAS –

Policiais Militares do setor Golfe da 2ª CIA (Itaocara), às 13:40h do dia 16 de Set 2015,  sob o comando do SD PM RG 88.108 DAVID, onde deslocou-se à Rua Luiz Carlos Francisco da Silva, s/nº Bairro Eucalipto, Itaocara/RJ, onde segundo informações, elementos encontravam-se traficando no local, que ao observarem a chegada da Guarnição, os mesmos evadiram-se, sendo abordados os nacionais D. F. d J.-“ vulgo FENÔMENO”, nascido em 31/07/1998 (17 anos); CARLOS ANTÔNIO BARROSO- “vulgo NEGÃO”, portador do RG 209580521, nascido em 16/03/1987 (28 anos), filho de Zilda de Oliveira da Silva, residente à Rua 01, Quadra 02, Bairro Cidade Seca, Itaocara/RJ e o nacional GILBERTO GONÇALVES FERNANDES- “vulgo BETO”, portador do RG 129188595, nascido em 24/11/1980 (34 anos), filho de Lucimar Gonçalves Fernandes, residente à Rua Walter Luiz Rimes, s/nº Bairro Cidade Nova, Itaocara/RJ onde foi encontradas 14 buchas de erva seca aparentando ser maconha. Fato foi apresentado na 135ª DP ao inspetor Julio, Matrícula 264.019-1, que encaminhou material para o ICCE de Pádua, sendo constatada pela perita Milena, Matrícula 50354540 tratar-se de 17,2g de maconha. Os acusados foram autuados no Art. 28 da Lei 11.343/06, sendo liberados após registro.  D. F. foi acompanhado pela Conselheira Tutelar Emilia Ferraz, Matrícula 77.674. Foi confeccionado BOPM nº 1895930/2015 de acordo com RO nº 0700/2015.
-- 
Setor de Relações Públicas – P/5 do 36º BPM




-- 
Setor de Relações Públicas – P/5 do





36º BPM






Revista Isto É afirma em pesquisa realizada: Pádua está entre as 50 melhores cidades do Brasil!












A Revista Istoé e a consultoria Austin Ratings divulgam o primeiro e mais abrangente ranking das Melhores Cidades do Brasil no dia 17 de setembro. Serão mais de 80 prêmios entregues aos municípios mais bem posicionados no levantamento feito com base em cerca de 500 itens e elaborado em todas as 5.565 cidades brasileiras. O lançamento do ranking será realizado em São Paulo, em uma cerimônia que vai contar com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD-SP), e centenas de prefeitos, deputados e políticos de todas as agremiações partidárias. “Queremos ajudar o Brasil a conhecer as experiências que estão dando certo, para que possam ser replicadas em todo o País”, diz Caco Azulgaray, presidente-executivo da Editora Três, responsável pela publicação da Revista Istoé.



A consultoria Austin Ratings passou os últimos cinco meses coletando e cruzando dados de todos os municípios brasileiros com o objetivo de identificar as aquela ações que transformam o discurso das campanhas em práticas de sucesso. Para isso, foram escolhidos quatro pilares fundamentais para que um município tenha um bom desempenho em suas políticas públicas: os indicadores sociais, fiscais, econômicos e digitais. “Esse estudo é inédito tanto pela amplitude das cidades pesquisadas quanto pela variedade dos indicadores que são analisados”, diz Alex Agostini, o responsável pela coleta e análise dos dados na Austin Ratings.
O prêmio será entregue aos prefeitos das cidades mais bem colocadas em 84 categorias em uma cerimônia na cidade de São Paulo. Será um evento que promete reunir as elites econômicas e políticas do país. “Eu sempre defendi a posição de que é mais fácil mudar o Brasil a partir das cidades”, diz o ex-governador do Paraná, o urbanista Jaime Lerner. No dia 17 de setembro será possível conhecer a receita para essa mudança.
 Municípios de várias regiões do país que obtiveram as melhores avaliações em diversas categorias serão premiados hoje (quinta feira, 17/09) em uma solenidade em São Paulo e o Prefeito Josias Quintal é um dos prefeitos a ser homenageado pelo município de Santo Antonio de Pádua  á  receber o prêmio do Revista Isto É.Os paduanos ficam engradecidos com a homenagem a nossa querida terrinha.
  


ALGUNS PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE E IGREJAS:










Paroquia de Santo Antonio de Pádua 










Ponte tradicional da cidade









.Fotos: Márcia Mendes



Igreja em Paroquena


Paroquia Nossa Senhora Das Graças

Sede da prefeitura municipal




O carnaval na cidade atrai turista 

Rio Pomba





A beleza do rio em Paraoquena



Praça da cidade

Rodoviária de Pádua

Distrito de Campelo

Distrito de Santa Cruz