sábado, 30 de maio de 2015

7º Campeonato de Futebol Society entre Empresas - SESI Pádua

campeonato_empresas.jpg

CINEMAXX ITAPERUNA


Resultado de imagem para mad max estrada da furia

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Prefeito de Itaocara confirma o cancelamento da tradicional Expo Fogueirão

Grande parte dos  prefeitos dos municípios que englobam a Região Serrana e o Noroeste Fluminense estão cancelando os tradicionais festejos devido a diminuição de arrecadação dos municípios e aos efeitos da crise financeira que se estabelece em todo o país. Não foi diferente para o município de Itaocara, que oficializou esta semana o cancelamento da tradicional Exposição Agropecuária, conhecida como Fogueirão. 


Algumas cidades próximas, como Miracema e Itaperuna, optaram pela realização dos festejos tradicionais, o que gerou grande expectativa e dúvida na população itaocarense, que tiveram nesta semana a confirmação do cancelamento da Expo Itaocara ou Fogueirão.

O Secretário de Cultura, Turismo e Urbanismo, Maurício Audízio, confirmou que não haverá o famoso Fogueirão este ano justamente em função da situação financeira ruim, mas admitiu que os preparativos para o ano que vem já começaram.

O prefeito de Itaocara, Gelsimar Gonzaga, admitiu que a situação não é favorável e não haverá nenhuma exposição, tanto com entrada franca, quanto terceirizada. 
Foto: Reprodução

Fonte: www.iagoguimaraescouto.com.br

VEREADOR JADIR JUNIOR DENUNCIA ACORDO ENTRE EMPRESA PADUANA E PREFEITURA QUE PODE GERAR UM GRANDE NUMERO DE AÇÕES JUDICIAIS CONTRA O MUNICÍPIO.



O vereador Jadir Junior também citou a Ampla em seu discurso na sessão legislativa de quarta feira, dia 27.

Destacou o aumento excessivo da conta de energia elétrica das empresas, citando que algumas empresas do município estão demitindo funcionários para poder pagar a conta de energia.
Falou também da situação de uma senhora, de seu conhecimento, que sempre pagou entre 40 a 60 reais de conta de luz e que agora, com esse aumento está pagando 123 reais, tendo os mesmos eletro domésticos em casa.
O vereador Jadir Junior aproveitou o assunto conta de luz e lembrou da taxa de iluminação pública, para destacar uma grande preocupação com um acordo feito entre a prefeitura de Pádua e a empresa paduana CIPEL, que entrou com uma ação contra o município alegando que paga a iluminação pública e não recebe esse benefício.
O vereador Jadir denunciou no plenário da Câmara, que sem contestar, logo na primeira instância do processo, a prefeitura assinou um acordo judicial onde se compromete a devolver cinco anos de taxa de iluminação pública cobrada da empresa CIPEL, o que perfaz um valor de 164 mil reais que será pago pela prefeitura.
O vereador assevera ser um acordo muito perigoso para os cofres do município, pois abre um precedente para que todas as empresas ou pessoas físicas que estejam se sentindo prejudicadas pela falta de energia elétrica na rua e pagando a taxa de iluminação também entrem na justiça contra a prefeitura podendo ocorrer assim uma avalanche de processos contra a municipalidade.

O vereador Alexandre Brasil, aproveitou a sessão ordinária da Câmara, para demonstrar sua indignação contra a empresa AMPLA

O vereador Alexandre Brasil, também aproveitou a sessão ordinária da Câmara de Pádua, para demonstrar sua indignação contra a empresa AMPLA, que enviou alguns diretores para uma reunião com os vereadores no dia primeiro de abril e estes fizeram jus a data, dia da mentira, não cumprindo nada do que prometeram aos vereadores.


Citando o exemplo de uma reivindicação sua de um poste localizado numa estrada vicinal do município, atrapalhando o trânsito do local, o vereador lembrou que o diretor da AMPLA prometeu que resolveria o caso em 15 dias e, passados quase 60 dias, nada foi feito.
Alexandre afirmou que chegou a procurar o diretor, porém esse não se lembrava mais do que prometera, deixando claro o descaso que as empresas de prestação de serviços têm com a nossa população. Finalizando Alexandre Brasil questiona: “Será que aproveitaram que era primeiro de abril para vir a Pádua e zombar da cara dos vereadores”?

VEREADOR PEDE QUE A CASA DE SAÚDE SANTA MONICA SEJA DESCREDENCIADA DA REDE MUNICIPAL DO SUS

O vereador Robson de Oliveira, Robinho Águia Negra, demonstrou todo o seu descontentamento com as atitudes da Casa de Saúde Santa Monica, em Pádua, que não vem atendendo os pacientes de convênio SUS como deveria.
O vereador exemplificou suas palavras contando a história de um paciente com uma fratura de fêmur que estava internado na Casa de Saúde Santa Monica e necessitava de uma cirurgia, operação essa que custa 9 mil reais.
Segundo palavras do vereador, a família relatou que a Casa de Saúde praticamente estava obrigando o paciente a realizar todo o procedimento de exames e cirurgia no particular e que, com a recusa do paciente, ameaçou expulsa-lo da Casa de Saúde, obrigando o paciente a voltar para o Hospital Helio Montezano.
No entanto, como o arco cirúrgico do Hospital estava com problemas, à casa de saúde aceitou manter o paciente durante o fim de semana.
Diante deste relato, o vereador Robinho, sugeriu que o secretário de saúde do município, Enéas Chaves, possa descredenciar a Casa de Saúde Santa Monica, por mal atendimento aos pacientes do SUS.
"Que o secretário, não tenha medo de tomar tal atitude", afirmou Robinho esperando que o secretário, não se deixe levar por "forças ocultas" que impedem o descredenciamento da Casa de Saúde Santa Mônica e que está levantando essa bandeira por acreditar que só assim é que pacientes do SUS poderão ser mais bem tratados naquela instituição de saúde.
O vereador afirmou que já fez levantamento e verificou que o valor recebido pela Santa Monica é significante e que aquela instituição não quer abrir mão de receber, no entanto, “se é pra internar e só tomar soro” é melhor ficar no Helio Montezano, afirmou Robinho.

Fonte: ASCOM/CMSAP

Vereador Eltinho chama a secretária de administração de arrogante, prepotente e se acha superior aos ouros

O vereador Eltinho Brum, aproveitou a sessão da última quarta feira, para demonstrar toda a sua indignação pela maneira que foi tratado ela senhora secretária de administração de Pádua.
O Vereador destacou que a citada secretária não dá atenção aos vereadores, atende aos vereadores no meio da rua, expondo os vereadores ao ridículo, sem parar para conversar.
Muito contrariado, o vereador Eltinho citou que a secretária de administração é arrogante, prepotente e se acha superior aos ouros.

Na opinião do vereador Eltinho, a secretaria deveria respeitar mais os vereadores e que se não está satisfeita que saia da administração, não exponha prefeito desta maneira com atitudes antipáticas. “Que a secretaria entrou pela janela, como subsecretaria, e se o prefeito bobear, ela senta na sua cadeira”.
O vereador Eltinho aproveitou ainda o seu discurso para dar uma boa noticia aos moradores da estrada que liga as localidades de São Sebastião da Cachoeira e Beira do Paraíba, que uma reivindicação de mais de 30 anos, naquela estrada, pode estar com os dias contatos, pois o secretário de obras do município, Pedro Paulo, afirmou que ate o final de julho, o trabalho de manilhamento num trecho daquela estrada será feito.
Fonte: ASCOM/CMSAP

Câmara de Vereadores de Pádua atenta ao quadro de saúde do Vereador Dudu.

vereador Eduardo Silva Leonora
O Vereador Tenente Bastos aproveitou a sessão da Câmara desta quarta feira, dia 27 de maio, para apresentar sua preocupação ao ir visitar o vereador Eduardo Silva Leonora, o Dudu, no Hospital Helio Montezano, e verificar que o vereador se encontra no isolamento, sem poder receber visitas.
Tenente Bastos solicitou que seja enviado ofício ao Hospital para uma informação oficial sobre o estado de saúde do vereador Dudu.
O presidente da Câmara, Vereador Paulinho da Refrigeração completou as palavras de Bastos, informando que desde internação do vereador Dudu, a Câmara tem acompanhado os desdobramentos do caso, que a procuradoria da Câmara, já se reuniu com o Ministério Público e que este órgão já propôs a internação compulsória do vereador Eduardo Silva Leonora, estando apenas o município aguardando uma melhora clinica do vereador e uma vaga numa clínica especializada, não importando ser ela pública ou particular.
O vereador Paulinho, acrescentou ainda que já solicitou a direção do Hospital Helio Montezano e esperava ter em mãos na noite da última quarta feira, um boletim oficial do Hospital, como citou o vereador Bastos, dando explicações sobre a saúde de Eduardo Silva leonora.
Destacou ainda, o vereador Paulinho, que a Câmara está empenhada em auxiliar e orientar não só o vereador Dudu, bem como sua família.

Vereador Tenente Bastos

vereador Paulinho
Fonte: ASCOM/ CMSAP

Carro com duas criança bate em outro carro que pega fogo na hora (Vídeo e fotos aqui. Veja)


INCENDIO1-Copy_1


INCENDIO7-Copy_1

Quinta feira 20:30h Atualizada às 22:00h. – Identificada a mulher que dirigia um carro com duas crianças e que bateu em outro que pegou fogo - Carro que seguia para Natividade bate em outro veículo que pega fogo, havia duas crianças no carro que ia para Natividade.


Mayara da Silva, de 25 anos, seguia para Natividade RJ e estava com suas duas filhas, uma de 4 anos e outra de 7 anos no banco de trás. A menina de 4 anos estava na cadeirinha, porém, do lado que o carro sofreu o maior impacto, ela encontra-se em estado grave e foi levada para o Hospital São Paulo em Muriaé. A mãe e a outra filha sofreram escoriações.m grave acidente na Serra do Belvedere na noite desta quinta-feira 28/05 entre dois automóveis deixou quatro pessoas feridas, entre elas duas crianças. Um dos veículos, após o choque, pegou fogo e ficou totalmente destruído.  

As primeiras informações dão conta que a motorista de um veículo Honda Fit que viajava para a cidade de Natividade-RJ, teria perdido o controle da direção, rodou na pista e acabou sendo atingida por um veículo Fiat Strada, que viajava no sentido Muriaé-Juiz de Fora, o qual pegou fogo. Na Fiat Strada estava apenas o motorista que conseguiu sair com a ajuda de populares e ficou deitado na pista aguardando o socorro. A motorista do Honda Fit e duas crianças (uma delas estava na cadeira do lado da batida) conseguiram sair também com a ajuda de populares, tudo muito rápido, pois a Strada estava pegando fogo muito próximo. Os primeiros atendimentos foram dados por populares e uma ambulância de Valença-RJ, em seguida chegaram equipes do Corpo de Bombeiros de Muriaé e o SAMU. Não foi informado o estado das vítimas, mas uma criança teria sofrido ferimentos mais graves. Todos os feridos foram encaminhados para o Hospital São Paulo, em Muriaé. A Polícia Rodoviária Federal e a Perícia Técnica da 4ª DRPC de Muriaé vão apurar as causas do acidente.
O acidente aconteceu a 7 Km de Muriaé pouco antes das 18 hora.



Fonte: Silvan Alves / Foto> Adilson Ribeiro

Tráfico de drogas na localidade de morro alto em Itaocara

TRÁFICO DE DROGAS - Após informe de tráfico de drogas na localidade de morro alto em Itaocara, guarnição procedeu a residência do nacional João Reinaldo (vulgo João barbicha) e do nacional Kaio Nogueira Rosa. E ao efetuar revista na residência encontrou o seguinte Material que foi aprendido:

7,2 gr maconha / 9 gr cocaina / 1 balança de precisão / 50 sacos plásticos para endolacao / 1 pote contendo pó royal / 01 rolo de fita adesiva / RS 150,00 em espécie.
Ocorrência procedeu para a 135ª DP.
-- 






Setor de Relações Públicas – P/5 do 36º BPM

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Primeiro balanço do 36º BPM que está realizando uma operação por tempo indeterminado de sufoco ao tráfico de drogas, homicídios e tentativas de homicídios, bem como a roubos em geral na Cidade de Miracema

O 36º BPM está realizando uma operação por tempo indeterminado de sufoco ao tráfico de drogas, homicídios e tentativas de homicídios, bem como a roubos em geral na Cidade de Miracema e que isso já está sendo sentido pela população com a presença maciça de polícia militar nos morros da Cidade.
Essa foi a segunda grande operação só esse mês. Já que a primeira operação "Parabéns Miracema" ocorreu no dia 1º de maio.
Foto: Ilustrativa Internet

A Operação realizada hoje a partir das 5h na Comunidade do Carrapichão em Miracema a comando do Cmt da 3ª CIA. Ten Cristiano e do Delegado titular da 137ª DP, Delegado Renato Soares Vieira teve o objetivo de Cumprir 7 Mandados de Prisão visando retirar do seio da sociedade pessoas com graves pendências junto à justiça e que pesava contra eles acusações de Tentativa de Homicídio. A Operação denominada "SEMPRE PRESENTE, MIRACEMA" contou com: 
Efetivo da PM:
7 viaturas com 20 ppmm
Efetivo da Polícia Civil:
4 viaturas com 12 ppcc

Total de Mandados de Prisão cumpridos: 7
Elementos capturados: 4
Foragidos: 3
Presos: 
- Douglas Melo da Silva - "limite"
- Cremilson Soares Melo - "Cremildinho"
- Eduardo Xavier Da Silva - "Dudu"
- Wenderson Silva Gomes - "Ueminho"

 POLÍCIAS CIVIL E MILITAR UNIDAS E INTEGRADAS COM VISTAS A REDUÇÃO DA CRIMINALIDADE E PROPORCIONANDO A PAZ !

Policia Militar em Miracema-RJ realiza 'Operação Sempre Presente' e prende quatro pessoas

A Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, desencadeou nesta quinta-feira (28), a "Operação Sempre Presente" no município de Miracema, no Noroeste Fluminense, e quatro pessoas foram presas. De acordo com o Delegado Titular da 137ª DP, Renato Soares Vieira, os homens são suspeitos pelo crime de tentativa de homicídio, que ocorreram em abril deste ano na cidade. Os suspeitos foram levados para delegacia e posteriormente encaminhados para a Casa de Custódia de Itaperuna.
Foto: Arquivo

Ainda segundo o delegado, a operação teve início às 6h, e contou no total com 40 homens, entre policiais civis e militares. Ao todo, dez Mandados de Prisão Preventiva foram expedidos. Quatro foram cumpridos e um suspeito já se encontra preso, restando apenas cinco mandados em aberto.
"Os suspeitos que ainda não foram localizados podem ser presos a qualquer momento. Os policiais possuem cópia dos Mandados de Prisão Preventiva e vamos continuar investigando a paradeiro deles. Quero ressaltar que como o nome da operação diz, estamos sempre presentes para tirar de circulação pessoas que estejam envolvidas com diversos crimes na cidade", ressaltou Renato Soares Vieira.

Fonte: Dulcides Netto
Do G1 Norte Fluminense

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Moradores das Casas populares da Biquinha, na Cidade Nova, se reuniram na manhã desta quarta feira, dia 27, com a procuradora do município, Doutora Jaquelne Miguel e com representantes da empresa AMPLA.

O encontro aconteceu no gabinete do presidente da Câmara, vereador Paulinho da Refrigeração, e contou também com a presença das vereadoras Maria Dib e Maria Cilene.
Os moradores esperam que deste encontro possam surgir decisões favoráveis para solucionar o impasse que já dura quase 50 dias, sem energia elétrica nas casinhas populares.
Ainda hoje uma decisão judicial pode por fim ao sofrimento dos moradores.


Formatura geral do 36º BPM no Campestre Pádua Clube

Foi realizada nesta terça feira, dia 26/05/15, formatura geral no 36 BPM no Campestre Pádua Clube, atendendo convocação do Comandante Ten Cel PM Castelano, o qual agradeceu a tropa pelo empenho e dedicação até o momento proporcionando importante queda no índice de criminalidade, contudo conclamou a todos que se doem um pouco mais para alcançarmos o fim do semestre em primeiro lugar no estado do Rio Janeiro na diminuição dos índices de criminalidade, fato que muito orgulha o Comando e tranqüiliza a sociedade.



Câmara dos Vereadores de Cambuci afasta Prefeito Agnaldo Filho por 90 dias

 O prefeito de Cambuci, Agnaldo Vieira Mello (Agnaldinho), foi afastado do cargo pela Câmara dos Vereadores. O afastamento é por 90 dias e foi decidido pelos vereadores, que irão investigar supostas irregularidades na contratação para o Carnaval de 2014.
A sessão que decidiu pelo afastamento do prefeito terminou por volta das 20h e uma multidão acompanhava no lado de fora da Câmara. O afastamento foi aprovado por 8 votos a 1.
Agnaldinho pode recorrer.
Texto: Fm

Foto: Internet



Vereador critica postura de Secretário de Saúde em Pádua-RJ e gera polêmica na cidade

Na paginá oficial da Câmara Municipal de Santo Antônio de Pádua-RJ
está um trecho da fala com a foto do vereador na sessão de segunda -feira

Na cidade de Santo Antônio de Pádua- RJ, o vereador Marcelo Larjan na sessão da ultima segunda-feira (25), ao se posicionar no plenário sobre o secretário de saúde sr Eneias Chaves, pelo mesmo não esta segundo o vereador, atendendo as ligações e pedidos de marcação de exames e etc.. Gerou polêmica nas redes sociais. Veja o que disse o Vereador em plenário. " o secretário não esta atendendo as ligações dos vereadores e não dá aceleração nos pedidos de exames, internações e outros procedimentos da Secretaria".

Em resposta na sua rede social o Secretário informou que:
Boa noite..
Fiz uma postagem hoje mais cedo, onde não dava nomes aos envolvidos no meu desabafo, e com isso diversas pessoas inocentes se sentiram envolvidas no caso, e afirmo que não foram e peço até desculpas se entenderam de outra maneira..

Então volto aqui, na transparência que sempre tive, e não tenho pq esconder nomes, pq a matéria na qual eu respondia foi pública e notória e de conhecimento de toda a cidade.
Essa foto abaixo, é o texto do referido vereador Marcelo larjan Sobre suas declarações na sessão da Câmara.
Na última parte ele faz declarações sobre minha pessoa..

E aqui dou minha resposta diante do que li, e ainda escutarei o áudio da sessão para que possa responder mais completo...
Atendo mais de 100 telefonemas por dia, e as vezes tenho q deixar Telefone quieto num canto pra poder despachar todos os problemas da secretaria, que não são poucos..
Sempre tive uma ótima relação com os vereadores e não será por elogios ou críticas q mudarei minha postura de educação que tenho com todos eles. Até pq se estou ali tenho q estar preparado pra elogios e críticas e para ouvir sim ou não, assim como o vereador acima tem q estar preparado para o mesmo.
Podem perguntar a todos vereadores se em algum momento quando pude atende -los eu os destratei ou deixe -lhes sem a informação que precisavam.
Trato todos vereadores com educação e eles sempre entenderam o volume de procedimentos que a saúde de padua é exigida e não tem como atender 100%. 
O referido vereador cita que não venho atendendo suas ligações. 
Diversas vezes atendo e diversas vezes não pude atender( Normal).
Eu acordo 5 da manhã, e daí em diante o Telefone toca sem parar, uns para assuntos q só eu resolvo e a maioria assuntos q os setores e os assessores podem resolver, na hora do almoço fico de 11 horas as 12 horas longe do telefone almoçando, e nem sempre fico tanto tempo longe, e a noite durmo em média as 9 ou 10 da noite, e portanto algumas ligações após esses horário, como visualizado algumas umas vezes não conseguirei atender, pois posso estar dormindo, mais caso seja emergência o hospital estara sempre aberto sobre a gestão do diretor gleison, como todos sabem, então de noite, madrugada ou fim de semana o hospital sempre será o suporte sob a responsabilidade de outro gestor, e caso hospital precise de alguma ajuda a mais eles me ligam.
Sobre o pedido de aceleração de pedidos de exames..O que quer dizer com isso? Temos várias pessoas numa fila, temos cotas e a maioria das vezes para exames terceirizados eu dependo da marcação das datas pela instituiçao. Essa aceleração quer dizer o q? Acelerar todos os pacientes da fila ou acelerar os pedidos do referido vereador? Se for essa última opção acho q não é muito legal..Pega até mal..
Sobre o pedido de aceleração de internações..Que tipo de internações ? Internações no montezzano ? Transferências do montezzano para outras instituições? Não ficou claro, mais no montezzano não sou eu q interno e nas transferências para outros lugares existe o sistema de regulação de vagas de todo noroeste, e eu ajudo sempre quando precisam, quando alguma vaga está complicada, e por diversas vezes foi feito isso..
Sobre esses outros procedimentos eu aguardo pra saber quais são.
Eu já pedi o presidente da Câmara e a rádio feliz a cópia de tudo que o referido vereador falou na sessão e ouvirei tudo para dar uma resposta mais elaborada.
Mostrarei ao meu advogado e ele analisará para saber se tudo o que o vereador declarou condiz com obrigação como vereador, ou se tem algo que é reclamado que não pertence a sua esfera de atuações..
Fui bem atendido nas solicitações q fiz sobre a cópia da matéria ..
Analisando o q irei escutar venho esclarecer as dúvidas do referido vereador..

Eneias Chaves via Facebook.

Em varias postagem em apoio ao secretario populares se manifestaram contra o vereador.


Uma médica que desabafou sobre o caso ficou indignada com a situação.

Iana SimãoPor muito tempo tenho me mantido quieta . Evito falar , retrucar qualquer situação ..... Mas chega uma hora que não dá pra calar e sua resposta foi mais uma vez admirável sempre ao alto . De todos os absurdos que ouvimos , é muito ruim ouvir de um vereador um tipo de coisa assim .... A Secretaria de Saúde , talvez seja a única secretaria que recebe vereadores todos os dias com pedidos possíveis e impossíveis . E sempre muito bem recebidos . O meu carinho e respeito por alguns é notável . Realizamos muitas cirurgias, exames , remédios .... pagos pela prefeitura através de recurso próprio . O prefeito Josias Quintal nunca negou nenhum pedido da saúde . E digo como funcionária efetiva dessa casa , foi o melhor prefeito pra saúde até hoje . Na maioria das vezes não é divulgado tudo que a secretaria e a prefeitura fazem pela saúde . E mesmo assim ouço vereador ir pra casa das pessoas e bater no peito e dizer que fez Pq Eu ( o vereador ) consegui ! Não . Não !!!! Fez , transferiu , comprou , ajudou Porque o secretário de saúde autorizou . Aconteceu porque o prefeito Josias Quintal pagou !!!!! Não passaremos ninguém na frente de ninguém . Existe , ordem e respeito ali dentro . E os senhores por favor sejam os primeiros a exigir isso . O exemplo vem de casa . Mas quero aproveitar o desabafo e pedir que critiquem sim . Mas façam algo de peso e menos reclamação com tanto mimimi . A estrutura do Hospital Helio Montezano que nunca em todo esse tempo teve uma estrutura de ponta . Claro !!! Pq fazer do Hospital Montezano referência de hospital ???? E os outros serviços da cidade ????? Como ficam ???? O benefício à terceirinho tinha que existir ..... A cidade cresceu !!!!! A demanda de exames é enorme . Carro , gasolina , motorista . Uma despesa altíssima . Está na hora de termos nosso próprio serviço de imagem . Ter autonomia é um hospital completo , Como a população merece . Então senhores ao invés de reclamar o retorno de uma ligação ou WhatsApp .... Invistam em nossa cidade . Reclamem por algo que realmente faça a diferença . Reclamem por educação . Reclamem por segurança . Quanto à sua privacidade secretário , acho injusto você não ter o direito de almoçar . Acho injusto você Não ter o direito a um final de semana tranquilo . Acho injusto não poder dormir . Por inúmeras vezes você deixou seu prato de comida pra atender telefone ...... Por inúmeras vezes você tirou dinheiro do seu bolso , pra comprar remédio , cama , leite , fralda ..... E uma secretaria que funciona 24 horas à disposição ..... Vale a pena ???? Que tenhamos rugas de tanto rir . Pq a vida é muito mais que isso . A vida é muito mais que tanta ingratidão . A nossa secretaria é forte . Declarada guerra a qualquer jeitinho . Declarada guerra a qualquer pessoa do mal . Declarada guerra a qualquer falta de respeito . Declarada guerra a qualquer falta de educação . Aqui não se cria o mal . Estamos com você . Estarei sempre com você .
Textos : Facebook

terça-feira, 26 de maio de 2015

Motoqueiro fura Blitz em Itaperuna e é detido em Pádua -RJ

Foto: Monica Natera

Na tarde desta terça-feira um motoqueiro teria furado uma blitz na cidade de Itaperuna e corrido da Policia Militar até a cidade de Santo Antônio de Pádua, onde foi detido após entrar em uma rua sem saída no bairro, Alequicis. O motoqueiro ainda teria tentado pular o muro de uma residencia, mais por sorte a policia interceptou o motoqueiro que foi conduzido para 136ºDP.

A ocorrência esta em andamento.


Formação de novas lideranças: Parlamento Juvenil da Alerj será promovido nos próximos meses no Estado

Clique para obter Opções
O deputado estadual Wanderson Nogueira é o coordenar o Parlamento Juvenil em sua nona edição. O projeto envolverá escolas estaduais de todos os municípios do Rio de Janeiro
  A nona edição do projeto Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) já tem o seu coordenador geral. O deputado estadual Wanderson Nogueira (PSB-RJ) irá conduzir os trabalhos. Agora, o parlamentar começará a formatar o projeto que existe desde 2003 e adota os mesmos moldes de um parlamento convencional, com direito à escolha da Mesa Diretora, Regimento Interno e votação em plenário.
  O Parlamento Juvenil objetiva aproximar estudantes da vida política estadual. Antes de chegar à Alerj, os estudantes participam de várias etapas, que incluem eleição nas escolas, capacitação e elaboração de projetos de leis. Durante uma semana, eles viram deputados ao participar de sessões na Alerj. No primeiro dia é eleita a mesa que vai conduzir os trabalhos, eles são apresentados e defendem projetos, que podem vir se tornar leis estaduais.
  Este ano, uma reunião entre o deputado estadual Wanderson Nogueira e lideranças estaduais juvenis de cinco municípios marcou o início do projeto. Para o deputado, o Parlamento Juvenil é uma excelente oportunidade para criação de novas lideranças. “Oxigenar nossa política é fundamental. Os jovens chegaram empolgados, com vontade de mostrar trabalho e acreditamos muito nesse potencial da juventude. O Parlamento Juvenil é uma excelente ferramenta de democratização! Daqui sairão novos secretários, deputados, prefeitos e quem sabe até um presidente da república. Também estamos empolgados e correndo contra o tempo para que tudo saia como esperado.”, pontuou Wanderson.
Os próximos passos para definição das regras e formato do Parlamento Juvenil 2015 são reuniões com as secretarias de Juventude e Educação que devem acontecer nos próximos dias.     Todos os municípios poderão eleger um representante de escolas estaduais, que devem ter entre 14 e 17 anos. No total, há possibilidade de 94 parlamentares juvenis na Alerj, já que a cidade do Rio de Janeiro, tem direito a mais cadeiras, devido ao maior número de estudantes da rede.
-- 
Bruno Pedrete -Contato: (22) 9 9896-9595
Assessor de comunicação do Deputado Estadual Wanderson Nogueira

Itaperuna é destaque no Green Rio com projeto de merenda saudável


Clique para obter Opções


Clique para obter Opções

Uma caravana com 45 agricultores de Itaperuna participou do lançamento do projeto Alimentação Escolar Saudável RJ, na abertura do Green Rio 2015, dia 20, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro. O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão, e o coordenador regional do Sebrae/RJ no Noroeste Fluminense, Nelson Rocha Filho, acompanharam a caravana, que contou ainda com o grupo de música sertaneja Festa na Roça, que abrilhantou o evento com sua apresentação.
O prefeito Alfredão assinou o termo de adesão ao projeto, desenvolvido através de parceria do Sebrae/RJ com o Planeta Orgânico, para promover a alimentação saudável nas escolas, associada à compra de produtos da agricultura familiar local.  A ação visa mobilizar a cadeia produtiva de alimentos e o setor de compras públicas.
O Sebrae/RJ atua no processo através do Programa Mais Alimentos, organizando e capacitando grupos de produtores rurais e oferecendo suporte às prefeituras para a implementação dos editais de compras públicas.
A prefeitura de Itaperuna já é referência neste assunto, pois compra produtos locais para a merenda. A maioria dos agricultores são integrantes do Projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), implantado pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura. Assim, os alimentos que chegam às escolas são orgânico, livre de agrotóxicos.
“Aqui, já foram feitas duas licitações para compra direta com os produtores locais, e nós alcançamos uma nova etapa, que é a aquisição de produtos beneficiados, como o filé de pescado e a polpa de frutas. Acredito que esta participação no Green Rio vai dar mais visibilidade ao pioneirismo de Itaperuna”, afirmou Nelson Rocha Filho. 
Após a apresentação do projeto, foi lançado o Prêmio Alimentação Escolar Saudável. Serão reconhecidos os municípios que melhor atenderem os indicadores exigidos, como o uso de legumes e frutas na merenda, a diminuição de produtos industrializados, o aumento da compra de produtos da agricultura familiar da região, o manejo correto dos alimentos, e a capacitação de merendeiras.
Questionado se acredita que é um forte candidato ao prêmio, o prefeito Alfredão se mostrou otimista: “Sim, claro! Mas o mais importante é participar deste evento e poder dizer que já vemos os bons resultados. Nossas crianças têm mais prazer em ir à escola. O aprendizado melhorou. As professores e as merendeiras estão mais felizes. É uma mudança de hábito em que vale a pena investir. Podemos viver mais e ter mais qualidade de vida se tivermos uma boa alimentação. Gostaria que os outros municípios da minha região também estivessem aqui, porque precisamos nos desenvolver juntos”, disse Alfredão.
Maria Beatriz Martins Costa, diretora do Planeta Orgânico, frisou que a quarta edição do Green Rio reuniu os que acreditam na alimentação saudável. “As caravanas de agricultores saíram de madrugada para cá porque eles acreditam no que fazem. Sabem que através da merenda escolar podem fazer o desenvolvimento local e mudar o planeta. A alimentação saudável nas escolas municipais é uma pauta que deveria estar na ONU”, afirmou. Os municípios de Paraíba do Sul, Três Rios e Trajano de Moraes também aderiram ao projeto.

Kellen Leal - Print Rio
Fotos: Marcelo Nunes

Ranking da Transparência entre os 92 municípios do Rio de Janeiro

O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro divulgou o ranking estadual de transparência, com a avaliação dos portais e ferramentas de comunicação usadas pelos órgãos do governo do Estado do Rio de Janeiro e das 92 prefeituras do Estado. A análise é feita com base na Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/11), na Lei da Transparência (Lei Complementar nº 131/2009) e no Decreto 7.185/10, que determinam a forma como deve ser a transparência administrativa do setor público.
O formulário de avaliação dos portais da transparência foi elaborado no bojo da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Em 2015, umas das ações de estratégia tem como objeto "Estabelecer estratégia articulada de fomento, monitoramento e cobrança do cumprimento da Lei nº 12.527/2011, em relação à transparência ativa e passiva" (ação nº4). O MPF é um dos 60 órgãos e entidades que fazem parte da ENCCLA, que conta com representantes da CGU, TCU, Polícia Federal, entre outros. 
Santo Antônio de Pádua ocupa a 8ª posição dentre os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, mostrando a eficiência de suas ferramentas de comunicação.
Confira o ranking completo dos municípios e suas notas.

1. Niterói-RJ – 7,6
2. Queimados-RJ – 7,6
3. São Gonçalo-RJ – 6,7
4. Estado-RJ* – 6,6
5. Rio de Janeiro-RJ – 6,5
6. Bom Jesus do Itabapoana-RJ – 6,3
7. Volta Redonda-RJ – 6,3
8. SANTO ANTONIO DE PADUA-RJ – 6,1
9. São Pedro da Aldeia-RJ – 5,6
10. Valença-RJ – 5,4
11. Mangaratiba-RJ – 5,3
12. Rio Claro-RJ – 5,2
13. Itaperuna-RJ – 5,2
14. Mesquita-RJ – 5,1
15. Barra do Piraí-RJ – 4,9
16. Paraty-RJ – 4,8
17. Petrópolis-RJ – 4,8
18. Nova Iguaçu-RJ – 4,8
19. Casimiro de Abreu-RJ – 4,5
20. Silva Jardim-RJ – 4,5
21. Cabo Frio-RJ – 4,4
22. Pinheiral-RJ – 4,4
23. São José de Ubá-RJ – 4,4
24. Teresópolis-RJ – 4,4
25. São Fidélis-RJ – 4,2
26. Carapebus-RJ – 4,1
27. Nova Friburgo-RJ – 4,1
28. São João da Barra-RJ - 4
29. Cordeiro-RJ - 4
30. Paty do Alferes-RJ – 3,9
31. Miracema-RJ – 3,9
32. Iguaba Grande-RJ – 3,9
33. Quatis-RJ – 3,8
34. Japeri-RJ – 3,7
35. Resende-RJ – 3,7
36. Italva-RJ – 3,7
37. Rio das Ostras-RJ – 3,7
38. Itaguaí-RJ – 3,6
39. Cantagalo-RJ – 3,3
40. Paracambi-RJ – 3,2
41. Macuco-RJ – 3,1
42. Guapimirim-RJ – 3,1
43. Piraí-RJ – 2,8
44. Angra dos Reis-RJ – 2,6
45. Conceição de Macabu-RJ – 2,6
46. Cachoeiras de Macacu-RJ – 2,5
47. Sumidouro-RJ – 2,4
48. Mendes-RJ – 2,3
49. Vassouras-RJ – 2,2
50. Comendador Levy Gasparian-RJ – 2,1
51. Santa Maria Madalena-RJ – 2,1
52. Duque de Caxias-RJ – 2,1
53. Araruama-RJ – 1,9
54. Miguel Pereira-RJ – 1,7
55. São Francisco de Itabapoana-RJ – 1,7
56. Nilópolis-RJ – 1,7
57. Macaé-RJ – 1,6
58. Paraíba do Sul-RJ – 1,6
59. Arraial do Cabo-RJ – 1,6
60. São João de Meriti-RJ – 1,6
61. Itatiaia-RJ – 1,5
62. Trajano de Moraes-RJ – 1,3
63. Belford Roxo-RJ – 1,2
64. Armação dos Búzios-RJ – 1,2
65. Porciúncula-RJ – 1,2
66. Natividade-RJ – 1,1
67. Itaocara-RJ – 1,1
68. Magé-RJ - 1
69. Quissamã-RJ - 1
70. Saquarema-RJ – 0,9
71. Varre-Sai-RJ – 0,9
72. Campos dos Goytacazes-RJ – 0,9
73. Porto Real-RJ – 0,8
74. Três Rios-RJ – 0,7
75. Duas Barras-RJ – 0,7
76. Rio Bonito-RJ – 0,6
77. Cardoso Moreira-RJ – 0,5
78. Carmo-RJ – 0,5
79. Barra Mansa-RJ – 0,4
80. São José do Vale do Rio Preto-RJ – 0,4
81. Cambuci-RJ – 0,4
82. Areal-RJ – 0,4
83. Sapucaia-RJ – 0,4
84. Bom Jardim-RJ – 0,4
85. Seropédica-RJ – 0,2
86. Rio das Flores-RJ – 0,2
87. Laje do Muriaé-RJ – 0,2
88. Maricá-RJ – 0,2
89. Engenheiro Paulo de Frontin-RJ – 0,2
90. Itaboraí-RJ – 0,2
91. Aperibé-RJ - zero
92. São Sebastião do Alto-RJ - zero
93. Tanguá-RJ - zero

Fonte: GloboNews

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Comissão de vereadores visitou na tarde desta sexta feira, os moradores das Casas Populares no Bairro Cidade Nova, em Pádua.

A visita foi agendada pelo presidente do legislativo paduano, Paulinho da Refrigeração, na sessão da Câmara de quarta feira, dia 20.

A intensão do encontro era resolver a situação dos moradores que estão há mais de 45 dias sem energia elétrica, desde que a empresa AMPLA, cortou a energia que abastecia as residencias.
Como não foi possível a presença de representantes da prefeitura e da empresa de energia no local, foi marcado um novo encontro para a próxima segunda feira, na câmara, para tentar equacionar a situação.
Os moradores ficaram satisfeitos com a atitude do legislativo de ir ao encontro deste problema.




Foto e Matéria: ASCOM/CÂMARA DE PÁDUA

FIRJAN apresenta resultados do programa Prefeitura Legal na região Noroeste Fluminense

Iniciativa da Federação auxilia prefeituras a ter acesso a mais recursos para investimentos.
Presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, participou da solenidade

Itaperuna, 22 de maio de 2015

O Sistema FIRJAN promoveu em Itaperuna, nesta sexta-feira, 22 de maio, um evento para apresentação dos resultados já obtidos através do programa Prefeitura Legal na região Noroeste Fluminense. A iniciativa foi colocada em prática pela Federação em 2009, com a proposta de melhorar a qualidade dos serviços públicos oferecidos pelas prefeituras e, assim, aprimorar o ambiente de negócios da região. A solenidade, que aconteceu na Representação Regional FIRJAN/CIRJ Noroeste Fluminense, reuniu empresários e autoridades municipais.

O presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, esteve presente no evento e destacou a importância do Prefeitura Legal para dar impulso ao desenvolvimento regional. “O programa abre as portas para a entrada de mais investimentos que irão movimentar a economia local, trazer empregos e gerar riqueza. Basta abrir os jornais todos os dias para se entender a importância da saúde fiscal dos governos e sua influência na economia. Uma cidade com as contas em dia é uma cidade que inspira mais confiança no empresariado para investir”, afirmou Gouvêa Vieira.

Desde sua criação, o programa atende as prefeituras dos treze municípios do Noroeste Fluminense e de Cardoso Moreira, no Norte do estado, com um pacote de serviços gratuitos, especializados e customizados. Entre eles, a regularização e o monitoramento dos municípios no Sistema Cauc/Siafi (Cadastro Único de Convênio do Sistema Integrado de Administração Financeira), ferramenta da Secretaria do Tesouro Nacional, para viabilizar a arrecadação de verbas voluntárias governamentais direcionadas a investimentos.

De acordo com o presidente da Representação Regional FIRJAN/CIRJ Noroeste Fluminense, Antônio Carlos Boechat, no período entre 2005 e 2008, anos antes do surgimento do programa, os municípios conseguiram prospectar em torno de R$ 30 milhões em recursos voluntários. E de 2009 até o ano passado, o valor foi superior a R$ 359 milhões. “Nossa intenção é auxiliar na melhoria da infraestrutura de nossos municípios e na garantia da qualidade de vida, que é o grande diferencial do interior”, disse ele.

Boechat apresentou ainda mais um serviço que passou a integrar, em 2014, o Prefeitura Legal: a gestão de projetos, que tem como parceira a Faculdade Redentor. O objetivo é oferecer suporte às demandas dos departamentos de projetos das prefeituras, disponibilizando estudantes universitários para auxiliar na elaboração de projetos técnicos. Esta primeira etapa contou com a participação de 60 alunos da instituição, que atuaram em 13 projetos de engenharia e no trabalho de levantamento socioeconômico de todos os municípios atendidos pelo Prefeitura Legal na região.

Os alunos participantes são, posteriormente, certificados pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), um dos órgãos vinculados ao Sistema FIRJAN, instituição e município com horas de atividades complementares. Durante o evento, um dos estudantes envolvidos na iniciativa, Carlos Eduardo Martins, e diretores da Faculdade Redentor receberam os certificados em nome dos demais universitários.

Representando os prefeitos da região, Alfredo Paulo Marques Rodrigues, prefeito de Itaperuna, agradeceu o apoio da FIRJAN aos municípios. “Essa instituição sempre se preocupou com o interior”, comentou, ressaltando ainda que a união entre empresários, prefeituras e Federação poderá contribuir para o desenvolvimento regional.

Saiba mais sobre o
programa Prefeitura Legal

Inicialmente, o Prefeitura Legal surgiu para auxiliar os treze municípios da região Noroeste Fluminense e Cardoso Moreira a se regularizarem no Sistema Cauc/Siafi. Somente adimplentes junto a esse sistema do Tesouro Nacional, as prefeituras municipais têm a possibilidade de captar recursos voluntários federais e estaduais, posteriormente destinados a obras de infraestrutura urbana.

“Quando não estão regularizadas, as prefeituras ficam impossibilitadas de receber recursos voluntários governamentais, o que resulta em perdas de investimentos. Por isso, tivemos uma preocupação em iniciar um trabalho que pudesse ampliar os horizontes dos municípios”, disse o presidente da Representação Regional FIRJAN/CIRJ Noroeste Fluminense, Antônio Carlos Boechat.

O programa também disponibiliza cursos de gestão pública em diversas áreas para o funcionalismo municipal. De 2009 a 2014, foram capacitados pouco mais de 2.800 servidores na região. Segundo Boechat, “temos o maior serviço para qualificação de servidores públicos já realizado no Noroeste Fluminense e, com certeza, um dos maiores do estado do Rio de Janeiro”.

O Prefeitura Legal foi expandido para outros municípios do estado em 2014. Desde então, serviços vinculados ao programa passaram a ser disponibilizados a sete prefeituras da Baixada Fluminense.


As fotos estão em anexo. Créditos: Jason Maia