quinta-feira, 2 de abril de 2015

A cerimônia de lava-pés da Quinta-Feira Santa aconteceu hoje na Paroquia Nossa Senhora Das Graças!









A Quinta-feira Santa é dia de lembrar a humildade de Jesus Cristo ao limpar os pés dos apóstolos

 A igreja ficou cheia de fies com a tradicional missa de Lava-pés. A celebração foi realizada pelo Padre Marco Antonio.  Durante a missa, foi repetido o gesto de Cristo, e 12 fiéis tiveram os pés lavados.A tradicional cerimônia de lava-pés da Quinta-Feira Santa traz uma mensagem importante: “O nosso reinado é o do serviço”. Inspiradas no ato de Cristo, que em um gesto de humildade limpou os pés dos 12 apóstolos na noite da última ceia, as missas de instituição da Eucaristia e do sacerdócio celebradas hoje em todas as paróquias cumprirão o dever dos cristãos de transmitir essa idéia. Uma vida de amor e de doação ao próximo, como Jesus Cristo pregou. Ainda teve o Grupo mães que oram por seus filhos e transalado.
A igreja costuma relacionar este momento com o tema da Campanha da Fraternidade, lembrou padre  Marco Antônio. Em 2015, as discussões propostas foram sobre o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir”. “Está diretamente ligada ao tema do Lava-Pés quando Jesus demonstrou a humildade e a dimensão do serviço, de agir em prol do outro, ao lavar os pés dos apóstolos”, explicou o padre.
Ele ainda lembrou que, após a celebração da última ceia, há o desnudamento dos altares centrais. “São retiradas flores e toalhas. O Santíssimo Sacramento é retirado do tabernáculo e levado para um altar lateral onde fica exposto até a Bênção do Fogo Novo, no Sábado Santo. Para Padre Marco Antônio, é um período que convida os fiéis a vivenciarem o que é narrado pela Bíblia. “A Semana Santa é a síntese das últimas páginas do Evangelho, são os momentos finais da vida de Jesus








































quarta-feira, 1 de abril de 2015

Guarda Civil Municipal comemora 1 ano




Nesse dia 1º de abril, os 34 homens e 15 mulheres que compõem a Guarda Civil Municipal de Santo Antônio de Pádua celebram o primeiro aniversário da corporação. Criada pela Lei Municipal nº 3.474 de 21 de março de 2013, por iniciativa do prefeito Josias Quintal de Oliveira, a GCM, efetivamente, começou a atuar após o Curso de Formação, com um efetivo de 49 integrantes. Sua principal finalidade entre outras e de colaborar com a segurança pública do município, protegendo o povo paduano, cuidando do trânsito e apoiando os serviços da Prefeitura. 
Nesse primeiro ano, a Guarda Municipal se tornou uma instituição de apoio à população e tem na prevenção a base do trabalho comunitário. Além do patrulhamento de logradouros públicos (escolas públicas, unidades de saúde, e prédios públicos), os Guardas ainda apoiam o trabalho de órgãos como a Vigilância Sanitária, Área de Fiscalização e Meio Ambiente, fazendo, ainda, a segurança de todos os eventos públicos municipais.
Em sua sede descentralizada, próximo ao trevo de entrada da cidade, a GCM mantém um Núcleo Administrativo, Dormitórios, Refeitório e Sala de Equipamentos, ainda provisoriamente, já que em poucos dias a Corporação ganhará uma nova sede própria e independente. 
Seu efetivo, além do curso de formação obrigatório para o ingresso, é periodicamente capacitado por meio de cursos de atualização e aperfeiçoamento, além de palestras e congressos organizados por instituições de todo o Estado.
Consonante com a linha de trabalho preventivo e de aproximação com a comunidade, a GCM ainda conta com trabalhos sociais. Sempre com cunho socioeducativo, a Guarda Municipal mantém um grupo de palestras, que durante todo ano de 2014 abordou temas voltados para educação no trânsito com o Projeto Trânsidolandia Móvel, desenvolvido em escolas públicas e particulares, além de projetos em Praças da cidade.
Para a Terceira Idade, a GCM, junto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social vem desenvolvendo projetos de Educação Física em Pólos localizados em distritos e também na sede do município com o GCM Adriano França, formado em educação física e gabaritado para desenvolver atividades com crianças e idosos.
Um dos responsáveis desde o início pelo projeto de criação da Guarda e também por coordenar todos os treinamentos durante o Curso de Formação, o Secretário Municipal de Defesa Civil e Comandante da GCM Pádua, Francisco Siqueira Schelk se diz satisfeito com o desenvolvimento da corporação durante esse primeiro ano.
“Todo inicio é complicado, o Guarda Municipal precisa conhecer a rotina do trabalho e também da cidade, já a população aos poucos vai se acostumando com a presença dos Guardas nas esquinas, sinais e também no trânsito, mas de modo geral o paduano têm reagido bem e sobretudo, respeitando nosso trabalho e entendendo que somos servidores públicos com o objetivo de auxiliar a população”, disse Comandante Schelk.
O comandante ainda ressaltou o apoio do Prefeito Josias Quintal.
“O Prefeito tem acompanhando diariamente nosso trabalho e tem demonstrado grande carinho com a Guarda Municipal, e apesar de todo o caos que nossa região vive mediante a crise nacional, busca maneiras de equipar nossa instituição,” finalizou o comandante.
Para o ano de 2015, a Guarda Civil Municipal busca dar excelência no trabalho e também expandir os serviços sociais, principalmente com a implantação do projeto Trânsitolandia, onde será construída uma mini-cidade no pátio da nova sede, com o intuito de conscientizar e educar crianças, jovens, adultos e idosos para os perigos no trânsito.

Texto: Mauro Teixeira

Fotos: Mauro Teixeira / Gláucia Melo
































Semana Santa com Procissões,Missas,Celebração da Paixão de Cristo,Vigília Pascal e Páscoa










Procissão do Senhor dos Passos é hoje em todas Igrejas Católicas!


Procissão
A celebração inicia com a lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos, feita na quinta-feira que antecede a Procissão.



Imagem
A imagem do Senhor dos Passos representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário.  É esculpida em tamanho natural, com o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos segurando a cruz. No rosto, escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os longos cabelos naturais.









Passos é 

Servidor Público já conta com contracheque on line


A Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Pádua inova e coloca à disposição dos funcionários públicos municipais o contracheque online.
A ferramenta visa facilitar o acesso ao contracheque de forma ágil e segura, além de também gerar economia para município, diminuindo gastos com folha e impressão.
Por meio do Portal da Prefeitura, os funcionários podem acessar aos contracheques emitidos e imprimi-los. Para o acesso, é necessário preencher os campos de login e senha, essas informações são obtidas na Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão.
Para garantir maior segurança e privacidade, a senha de acesso pode ser trocada através da página do contracheque.

Para ter acesso ao contracheque basta entrar no site www.padua.rj.gov.br e clicar no link em destaque.
Texto: Mauro Teixeira

Secretaria Municipal de Meio Ambiente comemora Dia Mundial da Água




A Prefeitura de Santo Antônio de Pádua comemorou no último domingo, dia 23 de março, o Dia Mundial da Água, em um evento aberto ao público no Parque Municipal da “Água Milagrosa”, das 9h às 12h, organizado pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Turismo, Esporte e Lazer.
O evento procurou conscientizar a população sobre a importância da água e de seu consumo consciente. No estande da Secretaria de Meio Ambiente, as pessoas recebiam panfletos e orientações sobre o tema, além de receberem mudas de árvores para o plantio próximo a nascente do local.
A água é um dos recursos naturais mais importantes para a sobrevivência do Planeta. Menos de 1% da água total do globo terrestre pode ser considerada água doce, disponível para o consumo humano.
Assegurar a atuais e futuras gerações a necessária disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos, é um dos principais objetivos da política nacional e estadual de Recursos Hídricos. Além disso, sendo essencial para o desenvolvimento de atividades socioeconômicas, a disponibilidade de água pode se tornar um fato limitante para o crescimento.
Participaram do evento o Prefeito de Santo Antônio de Pádua, Josias Quintal de Oliveira, o Secretário de Meio Ambiente, Otony Francisco Faria Junior, o Secretário Municipal de Agricultura, Leonardo Moura Leonardo e representantes de diversas Secretarias Municipais.
O evento também contou com o apoio da Guarda Civil Municipal, Guarda Civil Ambiental, Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Agência Legalzona e Neto Lamarca Produções.

Texto: Mauro Teixeira

Foto: Valmy Gomes (Agência Legalzona)

Ibitiguaçu ganha novo Posto de Saúde da Família








A Prefeitura de Santo Antônio de Pádua inaugurou no último sábado, 28 de março, a nova sede do Posto de Saúde da Família do distrito de Ibitiguaçu. Os moradores festejaram a grandiosa conquista ao lado do prefeito Josias Quintal de Oliveira, da primeira-dama Maria Tertuliana de Oliveira Souza, do deputado federal Áureo, do secretário de saúde Enéas Chaves, do coordenador da Estratégia de Saúde da Família Dinart Rocha Filho, do presidente da Câmara Paulo Roberto Pinheiro, vereadores Tourinho, Vanderléia, Marcelo Larjan, Eltinho, Tenente Bastos e outras autoridades.
O posto da Estratégia de Saúde da Família (ESF 010) recebeu o nome de João Augusto de Oliveira, pai do prefeito Josias Quintal, através de uma indicação da vereadora Vanderléia Marques. “Essa indicação segue o nosso propósito de homenagear moradores das localidades beneficiadas, pessoas simples, cuja vida faça parte da história da comunidade. Por isso, agradeço à vereadora Vanderléia. Meu pai viveu aqui em Ibitiguaçu, um homem humilde, assim como minha mãe. Juntos tiveram 12 filhos, 10 naturais e 2 adotados. Vivemos na pobreza, com muita luta, mas nunca faltou alegria na nossa casa, nem carinho, nem educação. Eu nasci aqui, numa casa que havia atrás deste posto de saúde. Fico emocionado e agradecido com a homenagem”, afirmou o prefeito Josias Quintal.
O médico João Augusto de Oliveira Neto, filho de Josias e Tertuliana, agradeceu a homenagem ao avô. “Não vou conseguir transmitir a emoção que estou sentindo. Ibitiguaçu é o berço da nossa família e meu avô será lembrado para sempre, porque foi um homem de muitas realizações. E eu tenho muito orgulho de assinar o nome dele todos os dias”, disse João.
A obra foi possível graças à emenda parlamentar indicada pelo deputado federal Áureo, que participou da solenidade de inauguração, elogiou o governo municipal e falou sobre sua relação com o povo paduano. “Fico muito feliz em poder voltar aqui e retribuir os votos que recebi. É fácil direcionar recursos para uma cidade bem administrada, onde o prefeito conseguiu unir os vereadores na busca de recursos, uma vez que a crise econômica está massacrando as prefeituras do interior. Esta é apenas uma das unidades de saúde realizadas por meu intermédio, ainda existem outras sete que estão sendo reformadas. Pádua pode contar comigo, porque eu amo esta cidade”, finalizou o deputado.
O presidente da Câmara, Paulo Roberto Pinheiro, também destacou os esforços do governo municipal. “A maior ´preocupação da população e dos vereadores é, sem dúvida, a saúde. E esta área está recebendo a devida atenção no nosso município. Por isso, agradecemos ao prefeito pelo trabalho incessante que aprimora, a cada dia, o atendimento na saúde em Pádua”, disse Paulinho.
Sobre a unidade de saúde, o prefeito afirmou que está preparada para atender a demanda do distrito pelos próximos 20 anos, com equipamentos novos e equipe especializada. E ainda reiterou o compromisso com outras obras reivindicadas pela comunidade. “Reafirmo a promessa de contruir a quadra coberta aqui em Ibitiguaçu, obra para a qual já temos o recurso. Aqui também terá sinal de telefonia celular, da operadora Vivo. E também vamos construir a capela mortuária. Para isso ainda não temos o dinheiro, mas vamos correr atrás”, garantiu Quintal.
A enfermeira Édina, responsável pela ESF de Ibitiguaçu, apresentou a equipe que trabalha no posto: o médico Jeferson Bartolomeu, a técnica de enfermagem Érica, a auxiliar de enfermagem Norma Sueli, a fisioterapeuta Priscila, as agentes comunitárias de saúde Tatiana, Taína, Rosane, Tuca, e as atendentes de consultorio dentário Sandra e Marilda.
Perda de recursos prejudica o município
Durante a inauguração, as autoridades falaram sobre a grave crise econômica que o Brasil atravessa, ressaltando as inúmeras dificuldades que as prefeituras enfrentam para continuar garantindo os serviços essenciais à população e ainda investir em obras que impulsionam o crescimento da cidade. “Eu acompanho a dificuldade que o prefeito Josias Quintal passa, porque além de ter herdado uma enorme dívida da gestão anterior, ainda enfrenta a brusca queda nos repasses oriundos do governo Federal e do governo do Estado”, afirmou o vereador Tenente Bastos.
Josias Quintal informou os valores perdidos. “Perdemos 2 milhões e 600 mil só neste início de 2015. Nossa receita, que era de 8 milhões e meio por mês, caiu para pouco mais de 6 milhões. Só a folha de pagamento da prefeitura consome 4 milhões e 150 mil reais, por isso, teremos que fazer ajustes, exonerar pessoas, para atender a Lei de Responsabildiade Fiscal e não comprometer mais de 54% do orçamento com o pagamento de funcionários”, esclareceu Quintal.
Texto – Kellen Leal
Foto: Gláucia Melo / Mauro Teixeira


Pólo 3 da Melhor Idade é inaugurado em Pádua


Aconteceu nesta ultima Sexta Feira (27), a inauguração de mais um pólo da Melhor Idade de Pádua, desta vez localizado na Rua do SENAC, no centro da cidade.
A Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Tertuliana de Oliveira, em seu discurso, falou sob sua satisfação em aumentar os pólos da melhor idade na cidade com pretensão de estender este mesmo projeto, inaugurando outros no município.
Já o Prefeito Josias Quintal de Oliveira falou sobre a importância do poder público oferecer  estrutura para atender a terceira idade, evitando assim o se isolamento no âmbito social e conseqüentemente ser uma presa fácil da depressão, doença rotineira nessa idade.
“Tenho um carinho especial com os grupos de terceira idade, vejo alegria de viver nessas pessoas e isso é o que devemos aproveitar na vida. Devemos ter nossos compromissos profissionais, cuidar de nossos filhos e netos, mas também reservar tempo para se divertir e aproveitar a vida, seja ela dançando em um baile ou viajando com os amigos, e é isso que desejamos com mais esse Pólo, fazendo dele um ponto de encontro para as pessoas felizes”, disse o Prefeito.
Também marcaram presença na inauguração os vereadores Robinho Água Negra e Tenente Bastos, grupos de terceira idade, Secretários Municipais, além da Dr. Jaqueline da Silva Miguel Ribeiro, Procuradora Geral do município e também do Dr. Ricardo da Silva Miguel, Chefe de Gabinete, e demais autoridades, que ao fim da inauguração prestigiaram o Show de Zozó Di Nóis e Banda.











Texto: Mauro Teixeira
Fotos: Gláucia Melo