quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Câmara de Italva - RJ não cassa vereador e MP é acionado

Antonio Elias com sua esposa, Pâmela

Como noticiei aqui no dia 18 de dezembro, o vereador de Italva Anonio Elias Ancelmé, por ter faltado a 31 sessões (o máximo permitido são 26) da Câmara de Vereadores em 2014, pode ter seu mandato cassado. O vereador também mudou de partido, pois foi eleito pela coligação PRP/DEM/PSDB e ingressou no Partido da Solidariedade. Constatado o fato, a suplente da coligação, Marinete da Silva Barcelos Teixeira, a Marinete de Morro Grande, reivindica a cadeira do seu ex-colega de partido.
Todavia, o presidente da Câmara de Italva, Wilson Nogueira, não tomou providências, como determina a lei e o regimento interno. Foi protocolado (protocolo 3083 de 06/01/2015) ofício junto à Câmara de Vereadores pedindo o afastamento do vereador por ele ter descumprido o regimento interno. Também foi comunicado ao Ministério Público para que seja instaurado inquérito para averiguação e constatação do fato, requerendo as medidas punitivas.
A suplente Marinete Teixeira acredita que Antônio Elias Ancelmé ainda não foi afastado definitivamente porque é filho do ex-prefeito de Italva, Darli Ancelmé e primo do atual prefeito, Leonardo Guimarães. Como o presidente da Câmara, Wilson Nogueira, tem interesses na Prefeitura (seu filho, inclusive, é amigo e motorista do prefeito), não vai cumprir a lei se não for obrigado pelo Judiciário, os partidários de Marinete e pessoas de bem da comunidade devem pressionar politicamente para que a Câmara faça o que preceitua o seu regimento interno.
FONTE: BLOG AVELINO FERREIRA

Hoje!Café Comunitário no 36º BPM de Pádua.

Nesta terça-feira (24/02/15), aconteceu mais um Café Comunitário no 36º BPM. O Café Comunitário foi criado pela Secretaria de Segurança Pública com o propósito de aproximar a sociedade e a Polícia Militar; reúne representantes das associações de moradores e outras autoridades, que são a voz da comunidade e trazem, para conhecimento da PM, seus anseios. O Comandante, Ten Cel PM Castelano, apresentou aos convidados os resultados positivos alcançados comparando os meses de janeiro e fevereiro de 2015 com os mesmos meses do ano de 2014. Vários assuntos foram abordados em relação a segurança na cidade de Santo Antônio de Pádua. Estiveram presentes também, representantes da Polícia Civil, Câmara de Vereadores, Loja Maçônica, Conselho Tutelar, Imprensa e alguns representantes de bairros e distritos.

Tráfico de drogas







Na quarta-feira (25/02/15), Policiais Militares da 1ª Companhia juntamente com o Serviço Reservado do 36º BPM de Pádua, em patrulhamento pela Travessa São José, Bairro São Luiz, nesta mesma cidade, detiveram Paulo Roberto da Silva, conhecido como "Segundinho", pilotando uma motocicleta sem placa, que após consulta, verificou-se que a mesma fora roubada no dia 23 deste mês no Município de Pirapetinga, MG, sendo apreendido com ele 41 pinos de cocaína e R$ 301,50. Em continuidade à ocorrência, os PMs se deslocaram até a residência de um adolescente, onde segundo informações, Segundinho utilizava para esconder entorpecentes. A proprietária do imóvel franqueou a entrada dos Policiais e o adolescente confessou guardar materiais para Segundinho, fazendo a entrega de cocaína e munições intactas de calibre 38. O fato foi apresentado à 136ª DP de Pádua. O elemento foi autuado no artigo 33 da lei 11.343/06- Tráfico de drogas e responderá também pelo roubo do veículo.
-- 





















quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Prefeito de Italva elogia Carnaval de Cardoso mas não apoia o de Italva - RJ‏

O prefeito de Italva, Leonardo Guimarães, após exonerar Cristina Rios, a única secretária que atuava, com seu trabalho sendo repercutido no Estado e, até, no sul do Espírito Santo, revelou sua inabilidade política e seu menosprezo pelos italvenses ao participar do Carnaval de Cardoso Moreira, tecendo elogios à festa momesca do município vizinho, quando não deu importância nem apoio aos carnavalescos e ao Carnaval de italva.

Sem justificativa, negou qualquer apoio à festa popular. Se a causa foi a falta de recursos, poderia explicar aos carnavalescos. Mas o que se sabe é que não foi o caso. Se foi porque ele misturou religião com política, menosprezando o Carnaval (o que seria ilegal e imoral, porque ele foi eleito para ser prefeito de todos os italvenses), não participaria nem elogiaria o Carnaval de Cardoso Moreira. E mais: se elogiou o Carnaval de Cardoso e foi lá participar, é sinal de que assume que Carnaval, festa do povo,é importante culturalmente. E aí cabe a pergunta: se assim é, por que tratou com desprezo o Carnaval de Italva?

De qualquer maneira, as incoerências de de Leonardo Guimarães fizeram-no perder o crédito entre grande parte dos italvenses, que ele enganou, porque foi eleito para ser o novo, para dinamizar a cidade que estava precisando de uma sacudida. Até agora, não disse a que veio. Quando digo que ele exonerou a titular da única Secretaria que estava atualmente de verdade, a de Assistência Social, o faço por ser verdade e os fatos comprovam. Agora, a cidade voltou aos tempos de Darli, enterrando-se cada vez mais na sua estagnação econômica e cultural.

Leonardo Guimarães também traiu o povo de Italva, pois foi eleito por um grupo político liderado pelo Garotinho e apoiou a reeleição de Luiz Fernando Pezão ao Governo do Estado.  O vice-prefeito seguiu seus passos. Tanto é que os candidatos do PSDB, Partido de Glycério Rocha, não obtiveram votos nem da sua família. Creio que o fim de Leonardo Guimarães será melancólico. A nao
 ser que os italvenses estejam anestesiados e satisfeitos com sua administração.

FONTE: BLOG AVELINO FERREIRA

Governador Luiz Fernando Pezão - Companhia Integrada de Polícia de Proximidade.‏

Rio de Janeiro - RJ - Governador Luiz Fernando Pezão acompanhado do Secretário de Segurança Pública do Rio, Jose Mariano Beltrame, durante a inauguração da primeira Companhia Integrada de Polícia de Proximidade (C.I.P.P.), no Grajaú, zona norte do Rio de Janeiro.
Fotos: Clarice Castro
-- 






Ocorrências da semana - 36º BPM


Policiais Militares do 36º BPM, na tarde de hoje após receberem denúncia anônima, se deslocaram ao bairro Farol,onde efetuaram a prisão em flagrante de Segundinho,o caso foi encaminhado a 136 DP onde acontece a ocorrência.









Nesta Manhã (25/02/2015), Policiais Militares do Patamo da 3ª Companhia do 36º BPM realizavam Operação quando receberam informações de que a Sorveteria Picolelo, situada à Rua Paulino Padilha no Centro de Miracema, havia sido Roubada por um elemento conhecido como Flayder da Silva Lima, que segundo informações entrou armado com uma faca para prática do delito. Os Policiais fizeram um cerco e conseguiram prender o acusado, recuperando todos os objetos roubados e o prendendo em flagrante com R$ 157,20 em dinheiro, um celular e a referida faca utilizada para intimidar a vitima B. J. S. O acusado foi encaminhado à 137ª DP , onde o acusado foi enquadrado no Art. 157 do CP e será encaminhado para a Casa de Custódia.
--
Setor de Relações Públicas – P/5 do 36º BPM
Tel.: (22) 3853-3186








Policiais Militares do 36º BPM, no dia 24 após receberem denúncia anônima, se deslocaram até a localidade conhecida como Ponte Seca em Aperibé. No local, adentraram a residência de um homem de 23 anos de idade, onde o mesmo já era conhecido das guarnições por prática de entorpecentes. Na residência fora encontrado 04 pinos de cocaína. O acusado, disse a guarnição que trabalhava para o tráfico, informou aos PMs que havia escondido debaixo de um banco em uma Praça próximo a sua casa, mais material entorpecente. Ao todo a Polícia apreendeu 54 pinos de cocaína e mais dois acusados. O fato está sendo apresentado na 136ª DP (Pádua).
-- 









Adulteração- 36º BPM
Nesta segunda-feira (23/02/15), Policiais Militares da 3ª Companhia de Miracema se deslocaram à Rua Antônio Mendes Ferreira a fim de verificarem denúncia de veículo suspeito parado no local. A guarnição então se deparou com uma motocicleta Honda Fan, que após consulta verificou-se que a placa não pertencia à referida moto. V.L.A.F. se apresentou como proprietário do veículo informando que comprara a mesma de T.S.O. Os dois foram encaminhados à 137ª DP, onde foi efetuado Registro de acordo com o artigo 311 do CP. O veículo foi apreendido para ser periciado.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Apreensão de arma de fogo
No sábado (21/02/15) Policiais Militares da 2ª Companhia de Laranjais efetuavam patrulhamento naquela localidade quando abordaram W.I., sendo encontrado dentro de sua bolsa um revólver calibre 22 e 07 munições. O fato foi apresentado na 135ª DP de Itaocara e posteriormente à 142ª DP de Cambuci, delegacia de plantão de área, onde o fato foi registrado de acordo com o artigo 14 da Lei 10.826/03.
------------------------------------------------------------------------------
Na noite deste sábado (21/02/15) Policiais Militares do setor "India" da 2ª Companhia de Itaocara em patrulhamento pela Rua Américo de Barros, Bairro Florestal, abordaram E.C., de 26 anos, encontrando em sua posse 01 cigarro de maconha. O fato foi apresentado na 135ª DP onde foi realizado o devido registro de acordo com o artigo 28 da Lei 11.343/06.
-----------------------------------------------------------------------------
Recuperação de veículo
No sábado (21/02/15), Policiais Militares da 4ª Companhia do 36º BPM efetuavam patrulhamento pela Rua José de Souza Faria, Centro, quando foram solicitados por uma senhora de 62 anos, que relatou que a sua motocicleta marca Kasinski soft 50 havia sido furtada no interior da residência de sua filha, na Rua Prefeito Jacinto Cabral , Bairro Miguelito - Cambuci-RJ, e disse que
passando neste local reconheceu o seu veiculo, tendo a guarnição efetuado busca, vindo a localizar a referida motocicleta, sendo conduzida por um adolescente de 17 anos. O fato foi apresentado na 142ª DP onde foi confeccionado o devido registro, conforme fato análogo do art. 155 do CP.
----------------------------------------------------------------------------
No sábado (21/02/15), Policiais Militares da 3ª Companhia de Miracema efetuavam operação na RJ 200 KM 0, em frente ao DPO da Divisa Miracema- Palmas quando abordaram um veiculo Caminhão Mercedes Benz conduzido por C.E.L.M, de 28 anos,onde após revista foi logrado êxito em encontrar 1 trouxa de Maconha dentro da capa do volante. O fato foi apresentado na 137ª DP onde foi confeccionado o devido registro com base no artigo 28 da Lei 11.343/06.
------------------------------------------------------------------------------------
No sábado (21/02/15), Policiais Militares do Regime Adicional de Serviço(RAS) realizavam patrulhamento pelo Bairro Ponte Seca em Aperibé, quando próximo ao posto de saúde, três jovens começaram a gritar avisando a chegada da viatura, e um deles, entregou uma sacola para um quarto jovem, que correu para esconder a sacola em um buraco. Os policiais, então, abordaram os jovens e pediram reforço pelo rádio, e duas viaturas, sendo uma do Posto de Policiamento Comunitário(PPC) de Aperibé e do setor “J” da 2º Companhia de Itaocara foram deslocadas para o local. Durante o cerco os três jovens identificados como Jeferson da Silva Cunha, de 18 anos, José Luiz da Conceição Cruz, de 20 anos, e Bruno Santiago Senra, de 20 anos, foram presos, e os policiais também encontraram escondida em um buraco, uma sacola com 40 pinos de cocaína. O quarto jovem identificado como Maicon da Silva Werneck, de 20 anos, que correu quando a viatura do RAS chegou, também foi localizado, escondido em uma mata.
Os acusados foram encaminhados para a 136ª Delegacia Legal de Santo Antônio de Pádua, e posteriormente para a 142º Delegacia Legal em Cambuci, onde foram autuados nos artigos 33 e 35 da lei 11.343/06- Tráfico de Drogas e Associação ao Tráfico, e serão encaminhados para a Casa de Custódia de Itaperuna.




























Campanha contra a HPV em todas as unidades básicas de saúde em São Fidélis.



“O Ministério da Saúde com o objetivo de reforçar as atuais ações de prevenção do câncer do colo do útero dá continuidade à estratégia de vacinação contra o papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18. A vacinação, conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero, possibilitará prevenir a doença nas próximas décadas. Atualmente este agravo representa a terceira causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil.
A vacina papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante) – vacina HPV quadrivalente foi incluída na rotina do Sistema Único de Saúde (SUS), no Calendário Nacional de Vacinação em março de 2014, tendo como população alvo as meninas de 11 a 13 anos de idade. Esta vacina encontra-se disponível nas 34 mil salas de vacina.
Neste ano de 2015 a oferta da vacina será ampliada para as meninas na faixa etária de nove a 11 anos de idade. A vacina também será ofertada para as mulheres de 14 a 26 anos de idade vivendo com HIV. Esta população foi incorporada como prioritária, considerando que as complicações decorrentes do HPV ocorrem com mais frequência em pacientes portadores de HIV e da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS).
No dia 02/03/2015 a Secretária de Saúde de São Fidélis estará iniciando a Campanha contra a HPV em todas as Unidades básicas de Saúde. Proteja sua filha contra o HPV.”
Vacinação do HPV, 02/03/2015, da Faixa etária de 09 a 11 anos (1ª dose).
--
Anny Fernandes/ PMSF
Secretaria de Comunicação Social.

Projeto Piabanha, FIPERJ e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pádua reproduzem espécie ameaçada de extinção em cativeiro

 Reprodutor de grumatã (Prochilodus vimboides. (Acervo Projeto Piabanha).

 Momento da retirada dos ovócitos (ovos não fecundados) da grumatã. (Acervo Projeto Piabanha).

O biólogo Guilherme Souza e Felipe Dayvid coletando as larvas de grumatã com 10 dias de vida no tanque do Projeto Piabanha (Acervo Projeto Piabanha).

Técnico da FIPERJ, Jandyr de Almeida, observando as larvas de grumatã. (Acervo: Projeto Piabanha)



Com o objetivo de incrementar a criação de espécies de peixes nativas da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, técnicos do Projeto Piabanha, da FIPERJ e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Pádua estiveram reunidos no dia 12 de fevereiro, na sede do Projeto Piabanha. O objetivo da reunião foi o de contextualizar procedimentos para determinar uma forma de cultivo da espécie grumatã, muito abundante no passado e, atualmente, em perigo de extinção.

A reprodução em cativeiro da grumatã foi realizada nas instalações do Projeto Piabanha, localizado no Centro de Pesquisas Agropecuárias do Estado do Rio de Janeiro (PESAGRO/Itaocara), no início de Fevereiro, conduzida por técnicos do Projeto.
Semanalmente o crescimento das larvas está sendo monitorado pelos técnicos do Projeto Piabanha e FIPERJ. Os alevinos serão transportados para a Estação de Piscicultura da Prefeitura de Santo Antonio de Pádua quando atingirem o comprimento de 4 a 6 centímetros, quando serão também assistidos pelos técnicos em questão. Na estação aludida, a equipe técnica envolvida irá observar e determinar, de maneira científica, a melhor forma para o desenvolvimento da espécie em sistema de engorda. A finalidade última consiste em repassar a tecnologia de cultivo aos produtores rurais da região.











 

Programa voltado ao artesão fluminense está entre as prioridades da nova gestão da Sedrap



Artesanato em Movimento já passou por cerca de 20 municípios e tem quase 500 cadastrados
Incentivar os artesãos fluminenses é uma das prioridades da nova gestão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap). Para tanto, o secretário Zé Luiz Anchite e a chefe de gabinete Nea Mariozz abraçaram o Artesanato em Movimento - um dos projetos
existentes na secretaria - e já buscam ações que permitam a sua ampliação.
Implantado em setembro de 2013 como forma de identificar, recuperar e valorizar o artesanato fluminense, o projeto já passou por cerca de 20 municípios (como Nova Friburgo, Itaperuna, Campos, Cabo Frio e Nova Iguaçu) e cadastrou quase 500 artesãos, desenvolvendo ações que visam ampliar a divulgação e a comercialização dos trabalhos. Um exemplo é a participação de artistas em feiras (como a da Rua do Lavradio, na Lapa) e exposições em espaços como a Casa do Artesão, em Botafogo, Zona Sul do Rio.
Entre os artesãos cadastrados pelo projeto em Niterói está Cristina Alves de Carvalho que, com o marido Daniel e os filhos Júnior, de 20 anos, e Felipe, de 18, tem a atividade como única fonte de renda. Reutilizando vidros que embalam azeite, esmalte e bebidas, eles dão vida a peças bem diferentes, como bonecas decorativas. Em busca de novidades até para manter a clientela, a família (que participa da Feira de Artesanato do Campo de São Bento, em Icaraí) investe agora em placas personalizadas e quadros com base de acrílico e desenhos insperados em criações de Romero Brito (pintor, escultor e serígrafo brasileiro radicado nos Estados Unidos) que retratam pontos turísticos do Rio e Niterói, como o Corcovado e o MAC.
- Estamos trabalhando para expandir o Artesanato em Movimento, com foco em dar mais condições ao artesão de investir em seu trabalho, mostrar as belezas e a rica diversidade do artesanato fluminense e, realmente, viver de sua arte - adianta Nea Mariozz, chefe de gabinete da Sedrap.
Autodidata, Bruna Prebay, de 32 anos, descobriu o artesanato há menos de um ano e também tem a atividade como única fonte de renda. Para ela, o Artesanato em Movimento é uma ótima oportunidade de visibilidade e expansão de negócios.
- O projeto é um excelente recurso de divulgação. Graças a ele participei da exposição da Copa do Mundo na Casa do Artesão; da mostra “Arte e Sustentabilidade” na Galeria de Arte La Salle e depois da Feira do Lavradio, conhecidíssimo evento no mundo das artes. Busquei o artesanato porque estava desempregada e acabei aprendendo a técnica de cartonagem com a ajuda da internet. Hoje ajudo até nas contas de casa - conta Bruna, que produz carteiras de diferentes materiais.

Sedrap no Lavradio - A primeira participação da Sedrap na Feira do Lavradio foi em novembro de 2013, com bolsas, cintos, brincos e outras peças de escamas, couro e outros descartes do peixe, produzidas por artesãos de comunidades pesqueiras de São Gonçalo e Cabo Frio. O Artesanato em Movimento retornou outras quatro vezes à feira com artesãos do Rio, Nova Iguaçu, Niterói e também de São Gonçalo.
Jeline Rocha
Coordenadora do Núcleo de Imprensa
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca - Sedrap
www.rj.gov.br/desenvolvimentoregional