sábado, 7 de fevereiro de 2015

Três conselheiros tutelares são mortos:Resultado da falta de segurança no exercício da profissão.

Uma chacina no município de Poção, no Agreste pernambucano, a 240 quilômetros do Recife, foi registrada na noite desta sexta-feira (6). Três conselheiros tutelares e uma idosa foram mortos a tiros dentro de um carro, por volta das 19h, no Sítio Cafundó, na zona rural. Um suspeito foi identificado. Pelo menos quatro equipes da Polícia Civil e sete viaturas da PM fazem buscas na cidade.

O governador do estado, Paulo Câmara, determinou a criação de uma força-tarefa para investigar o caso. Quatro equipes, cada uma comandada por um delegado, estão investigando a chacina.
De acordo com informações preliminares, os conselheiros voltavam do município de Arcoverde, no Sertão, com uma criança, cujo pai teria perdido a guarda dela por ordem judicial. As vítimas foram identificadas como Lindenberg Vasconcelos, Carmem Lúcia e Daniel Farias. A outra vítima é Ana Rita Venâncio, que seria avó da criança. 
“Estamos tratando essa investigação como prioridade total para esclarecer o mais rápido possível. Assim que o governador soube da tragédia, ele designou a força-tarefa”, afirmou o secretário de Defesa Social do estado, Alessandro Carvalho.

Esta é a primeira chacina registrada em Pernambuco neste ano. Estão a frente das investigações os delegados Paollus Santos, Erick Lessa, Francisco Souto e Jimena Gouveia.

No município há cinco conselheiros tutelares. A polícia está tentando contato com os dois sobreviventes, mas ainda não obteve sucesso.
O governo do estado divulgou nota oficial sobre o caso. Leia na íntegra:
O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Defesa Social, acionou quatro equipes da Polícia Civil para investigar o quádruplo homicídio ocorrido na noite desta sexta-feira (6), no Sítio Cafundó, município de Poção, no Agreste do estado. As equipes, com um delegado cada, são especializadas em investigação de homicídios, e foram acionadas de Caruaru e Belo Jardim para Poção, tão logo o fato chegou ao conhecimento da Polícia. A força-tarefa é coordenada pelo delegado Erick Lessa, Gestor de Controle Operacional do Interior 1, que engloba o Agreste e Zona da Mata. Mas ainda nesta noite, o diretor do Interior 1, delegado Darley, assumirá o comando da força-tarefa. O Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto Médico Legal (IML) foram acionados. Todo o efetivo da Polícia Militar da região se encontra à disposição da Polícia Civil para eventuais diligências que contribuam para o esclarecimento do caso. A determinação expressa do governador Paulo Câmara é que o crime seja rapidamente elucidado e para isso recomendou todos os esforços do Estado.





Acidente entre Pirapetinga e Além Paraíba com funcionários do IFF

Acidente entre Pirapetinga e Além Paraíba. Duas pessoas morreram. As vítimas trabalhavam no IFF de Santo Antônio de Pádua e estavam voltando para casa.
O Acidente aconteceu na tarde desta sexta-feira 06/02/15
O veículo(um Toyota Etios) ia em direção a Além Paraíba quando teria perdido o controle colidindo com um ônibus que trafegava no sentido contrário, vitimando fatalmente os dois ocupantes: Fábio Soares Pinheiro, 28 anos, era professor de física e coordenador do curso técnico em automação industrial e Vinicius do Nascimento Cristo, 29 anos, era geólogo e coordenador de pesquisa, ambos do Rio de Janeiro.










sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Ensaio Técnico promete esquentar final de semana


Faltando poucos dias para o CarnaPádua 2015, o G.R.E.S Império do Samba estará fazendo seu ensaio técnico nesse domingo, a partir das 20h, na Avenida Coronel Olivier, com concentração em frente ao Restaurante Bodega.
Para animar os foliões, presenças confirmadas do intérprete Wagner do Vale, do casal de mestre-sala e porta-bandeira Luan Gustavo e Carolina Accioli, da rainha de bateria Andreza Lisboa e da Bateria Show de Batuk.
A Guarda Civil Municipal informa que o trânsito na Avenida Coronel Olivier estará fechado para veículos a partir das 18h, retornando logo após o término do evento.

Texto: Mauro Teixeira

Arte: Divulgação G.R.E.S Império do Sol

Saúde de Porciúncula mostra resultados de 2014 e metas para este ano


A Secretaria municipal de Saúde tem conquistado inúmeros benefícios para a população porciunculense. No ano de 2014, o balanço nas conquistas e no atendimento foi dentro das expectativas da secretária Bárbara Ferreira de Castro que, no entanto, segue buscando melhorias diárias para o setor.
Uma das grandes ações de saúde do ano passado foi a contratualização com o Hospital de Porciúncula, a partir de julho, quando a Secretaria Municipal de Saúde retornou o repasse à instituição com valor muito superior ao anterior. O Hospital passou a receber R$ 128 mil por mês, além da verba do PAHI (Programa de Assistência aos Hospitais do Interior), repassados pelo município.
A população do município de Porciúncula – aproximadamente 18 mil pessoas – recebeu mais de 205 mil atendimentos no Pronto Socorro, Policlínica e Atenção Básica. A secretária se surpreende com os números: “Realmente, ficamos surpresos e satisfeitos por conseguir atender a um número tão grande num ano, mas nos preocupa a qualidade da saúde da população - uma comunidade relativamente pequena com tantas necessidades de saúde. Sabemos que há famílias que necessitam de dez intervenções/acompanhamentos por mês; no entanto, há outras que não têm a mesma necessidade. O usuário precisa se conscientizar do papel dele também”, enfatiza Bárbara Castro.
Quanto à qualidade no atendimento nas unidades de saúde do município, a Secretaria Municipal está investindo em melhorias, com capacitação profissional regular. “Os agentes de saúde, que estão em contato direto e diário com as famílias, precisam se dar conta da importância do seu trabalho. Estamos realizando um curso de capacitação para todos os técnicos de enfermagem e agentes”, afirmou a secretária.
As metas para 2015 já estão estabelecidas: melhorar o atendimento ao usuário, informatizar toda a saúde do município e adquirir novos veículos. “Estamos trabalhando muito com a equipe de saúde, temos um Conselho Municipal, ao qual sou grata, que é participativo, atuante e importante para o município, e não cansamos de buscar parcerias e convênios estaduais e federais. O que me motiva é ver a população sendo bem atendida e satisfeita, mesmo sabendo que ainda podemos e devemos fazer muito mais pela saúde”, concluiu a secretária e assistente social Bárbara Ferreira de Castro.
Rosimere Ferreira
Assessoria de Comuniccação
Prefeitura de Porciúncula

Porciúncula - Números da Saúde em 2014
320 pacientes com atendimento no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial)
817 internações (Porciúncula e Itaperuna)
2.758 exames de ultrassonografia
520 tomografias
10.511 tratamentos fisioterápicos
19.703 tratamentos odontológicos
408 próteses dentárias
205.290 atendimentos (Pronto Socorro, Policlínica, Atenção Básica)
8.995 RX e Ecocardiogramas
19.288 exames laboratoriais
49.339 visitas domiciliares 

Acidente em Pirapetinga deixa dois mortos!









Conforme informações de populares,o motorista do carro deve ter dormido vindo a colidir com o ônibus.O carona e motorista morreram no local e são do Rio de Janeiro.

 Os passageiros do ônibus estão sendo socorridos para o Hospital de Pirapetinga



Mais detalhes após a ocorrência,que esta sendo feita na DP de Pirapetinga.

Fotos:Luciano Soiza
















quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

CarnaPádua 2015


 Prefeitura de Pádua  promete o carnaval mais animado da região  com 4 dias de folia a  programação   será  voltada para todas as idades. 

Para animar os foliões paduanos e visitantes, o evento contará com desfiles de escolas de samba, concurso de blocos, matinês e shows musicais. Relembre o carnaval de 2014 e se prepare para nos próximos dias sambar muito.







Prefeito Josias Quintal animou o carnaval com sua presença junto ao  povão









POLICIAMENTO CARNAVAL 2015- 36º BPM‏

O Comandante do 36º Batalhão de Polícia Militar em Santo Antônio de Pádua, o Tenente Coronel Castelano repassou à sua tropa as estratégias de segurança para o Carnaval 2015 nas cidades em que o batalhão atua. Esta Unidade Operacional é responsável pelo policiamento de Santo Antônio de Pádua, Miracema, Aperibé, Itaocara, Cambuci e São Sebastião do Alto, totalizando mais de 84 mil habitantes.
O policiamento será reforçado contando com 584 PMs em todos os dias do carnaval, garantindo a segurança dos foliões e será dividido em vários turnos, oferecendo um serviço de qualidade durante a festa mais famosa do Brasil. Serão distribuídos os diversos tipos de policiamento: motopatrulhas, Rádio Patrulhas, policiamento a pé e de bicicleta. Além de contar com os policiais infiltrados.
-- 
Setor de Relações Públicas – P/5 do 36º BPM
Tel.: (22) 3853-3186
Foto arguivo Jornal Sem Limites

Prefeitura de Miracema e Godam reafirmam compromisso para instalação da empresa na cidade



Miracema, RJ - A instalação da Godiva Alimentos LTDA – Godam está cada vez mais próxima. As negociações entre a empresa e a Prefeitura de Miracema avançam com sucesso. A expectativa é que no prazo de três anos, cerca de 1.340 empregos, diretos e indiretos, sejam gerados no município.

O Prefeito de Miracema, Juedyr Orsay, esclareceu que este é um grande passo para o desenvolvimento econômico do município. “Só vemos benefícios com esta parceria. Nosso foco é executar políticas públicas para a geração de renda e com apoio ao trabalhador. Queremos abrir novas perspectivas de inserção no mercado de trabalho para a nossa população.”

Um projeto elaborado entre os dois órgãos define três fases para concretização da parceria. O primeiro ponto consiste na construção de um posto de resfriamento de leite com capacidade para 100 mil litros por dia, aonde serão concentradas toda captação do produto das regiões Norte e Noroeste Fluminense e Sul do Espírito Santo. O começo das obras está previsto para fevereiro e a conclusão em maio deste ano.

A segunda fase englobará a implantação de um Centro de Distribuição dos produtos feitos no município. Não apenas da Godam, mas de outras empresas que tenham interesse em despachar sua produção.

A última etapa vai tratar de construir uma unidade industrial de laticínios, suco de frutas e fatiamento e fracionamento de derivados lácteos. O objetivo é transferir todo o processo do leite longa vida, que atualmente é feito em Sapucaia, para Miracema. Já a linha de sucos da Godam, realizada em Ubá-MG, passará a ser feita aqui. Há ainda interesse em processar o fatiamento e fracionamento de queijos e leite em pó no município.

A contrapartida do município está baseada em melhorar o acesso ao Polo Industrial, local onde será fixada a Godam com terraplanagem, compactação e pavimentação da área do empreendimento. O executivo precisará também fornecer energia elétrica, água tratada, alvarás e licenças para funcionamento adequado, entre outros.

-- 
Genilson Rodrigues 
Ascom Miracema 
(22) 9202 3454

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Encontro reúne profissionais da educação e define as diretrizes para o ano letivo

Jornada Pedagógica: Escolas paduanas terão planejamento unificado em 2015






A rede municipal de ensino de Santo Antônio de Pádua está se preparando para o início de mais um ano letivo. Entre os dias 02 e 06 de fevereiro, diretores, professores e orientadores pedagógicos de todas as escolas municipais participam da Jornada Pedagógica e debatem  o planejamento das atividades que serão desenvolvidas em 2015.
Denominada “A rede municipal de ensino trilhando o mesmo caminho” a Jornada teve por objetivo principal explicar que, a partir de 2015, toda a rede obedecerá às mesmas diretrizes pedagógicas, atuando com base em um planejamento unificado.
“Todas as escolas trilharão o mesmo caminho e da mesma maneira. O calendário escolar proposto para todas as escolas municipais conterá os dias previstos para avaliações, simulados, provas bimestrais, festividades. O aluno que se transferir de uma escola para outra dentro do município não será prejudicado. A rede será única”, explicou a secretária de educação Maria Cristina de Souza Machado.
Outra novidade é a implantação do Currículo Escolar elaborado por professores municipais, profissionais que vivenciam as particularidades da educação do nosso município. Para auxiliar  neste processo, cada escola receberá um componente do PROAMA (Professor Articulador e Mediador de Aprendizagem), que terá como função  ajudar o professor na execução do Currículo Escolar proposto para a rede municipal.
Organizada pelo Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, a Jornada reacende o lema Educação com Ação, compromisso assumido pelo atual governo de implementar estratégias que priorizem o acesso a educação de qualidade para todos os paduanos.
A palestra de abertura da Jornada Pedagógica 2015 foi proferida pelo Professor Doutor Leandro Garcia Pinho, que dividiu seu conhecimento com os participantes do encontro. Durante a semana, os profissionais da rede participam de palestras, oficinas e atividades extras que darão base para o trabalho nas salas de aula em 2015.















Projeto Limpa Rio em Monte Alegre




A Diretoria de Recuperação Ambiental do Inea desenvolveu o Programa Limpa Rio, que tem por finalidade a manutenção e limpeza dos leitos e margens dos corpos hídricos em todo o Estado. Até o momento, o Inea já realizou a limpeza e o desassoreamento de 556 rios, córregos, lagos e lagoas, em 72 cidades.
Em Santo Antônio de Pádua, o projeto está a 7 meses recuperando os leitos e prevenindo problemas maiores ocasionados principalmente pelas chuvas, que apesar de sua escassez, poderá causar enchentes como em outros anos.
A pedido do prefeito Josias Quintal, as máquinas do INEA estão trabalhando no distrito de Monte Alegre, onde já finalizou a limpeza no Valão do “Padre” e iniciou no Valão do Ourives, acompanhados pelo Secretário de Meio Ambiente Otony Faria (Zuza), pelo vereador Alexandre Brasil e pela Guarda Civil Ambiental.
A intenção do Prefeito é que em breve o projeto atenda outros distritos e também bairros da cidade.
Criado em 2007, o Programa Limpa Rio dispõe de equipamentos especializados e mão de obra qualificada para realização da limpeza e da manutenção dos corpos hídricos de forma contínua e com o máximo de eficiência, o que permite oferecer à população água de ótima qualidade, retirando-a da situação de risco.
Em conjunto com o projeto, as Secretarias de Meio Ambiente e Defesa Civil trabalham na limpeza e preservação do Rio Pomba, recolhendo nos últimos dias aproximadamente 10.000 garrafas pets em suas margens e usando para decoração do CarnaPádua 2015.

Texto e Fotos: Mauro Teixeira


PROCURADORIA MUNICIPAL DA SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA INGRESSA COM MEDIDA CAUTELAR CONTRA CONASA ( ÁGUAS DE SANTO ANTÔNIO )



                   Atendendo ordem do Prefeito Municipal, Josias Quintal, a Procuradoria Municipal ingressou com medida cautelar inominada em face da concessionária Águas de Santo Antônio ( proc. nº 0000469-66.2015.8.19.0050 ), com o intuito de que a mesma trate e forneça água potável aos munícipes conforme contrato assinado entre o Município e a referida empresa no ano de 2010.
                  O pedido liminar da medida cautelar consistia em fazer com que a concessionária Águas de Santo Antônio providencie meios de atender a todos os munícipes, se não através de tubulação de água, mas pelo menos mediante a contratação de caminhões pipas e gerador de energia, já que a referida concessionária havia enviado uma carta registrada ao município dando conta de que, como a AMPLA S/A  não está lhe atendendo com 220 KW conforme contratado, deixaria de atender aos munícipes pois não teria como bombear água para distribuí-la.
                    O prefeito que já anda indignado com o tratamento que a concessionária CONASA (Águas de Santo Antônio ), vem dispensando aos munícipes, pois além das ações que estão em curso , decidiu ingressar com a medida cautelar para ver os direitos dos contribuintes resguardados através da Tutela Jurisdicional do Estado, ou seja, da Justiça.
                      Após verificar os requisitos ensejadores da liminar requerida pelo Município contra a concessionária CONASA ( Águas de Santo Antônio ), o juízo da 1ª Vara de Santo Antônio de Pádua, na pessoa da Drª Juiza Cristina Sodré Chaves, DEFERIU a liminar, nos termos abaixo descritos:
Texto: ASCOM PÁDUA

Carna Pádua 2015!!!!!!!!!!!!!!!!!


Em busca de retomar a tradição dos carnavais de rua na região, a Prefeitura de Pádua através da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer promoverão o CarnaPádua 2015. Neste ano os 4 dias de folia serão intensos e com uma programação voltada para todas as idades. 
Para animar os foliões paduanos e visitantes, o evento contará com desfiles de escolas de samba, concurso de blocos, matinês e shows musicais.





Acompanhe  a Programação

Sábado - 14/02/14

19:00H - Esquenta de Bateria de todos os Blocos.
Show com Banda LG

Domingo - 15/02/14

17:00H - Banda Lira. (Matinê)
18:30H - Bloco Legal Folia.
20:30H - Império da Cidade Nova.
21:40H - G.R.E.S Império do Samba.
Show com Everaldo Carvalho

Segunda - 16/02/14
18:30H - Bloco U Q Vier Nóis Bebe.
20:30H - Bloco Império do Sol.
21:40H - Bloco Veneno do Sapo.
Show com Diego Lacer





Terça - 17/02/14
17:00H - Bloco da Banda Lira. (Matinê)
18:30H - Bloco Legal Folia.
20:30H - Bloco Felicidade.
21:40H - Unidos do São Pedro (Arraialzinho).
Show com Cacalo e Cia.

Texto: Mauro Teixeira

Arte: Valmy Gomes (Agência Legalzona)

Prefeitos de cidades do interior do estado farão documento contra crise


Propostas vão de encontro ao arrocho. Assinatura conjunta deverá ser realizada em Búzios, Região dos Lagos, no sábado

A carta tem o objetivo de esclarecer à sociedade civil sobre a crise atual e evitar demissões em massa nos setores público e privado. As ações serão encaminhadas em parceria com a Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro).
“As iniciativas vão ser pautadas com transparência para que todos vejam que medidas austeras tomadas nesse momento são essenciais para que se mantenha a estabilidade dos municípios”, disse o presidente da Ompetro, Marcelo Neves.
Em desaceleração
O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio (PV), frisou que é importante entender que mais de um milhão de pessoas vivem em toda a região que abrange Macaé, Rio das Ostras, Campos dos Goytacazes, Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabu, Búzios, Cabo Frio e Casimiro de Abreu. “É preciso saber de quanto será a desaceleração dos investimentos. Vai haver de desemprego? Temos que saber”, questionou.
Segundo ele, tem que se definir a magnitude da crise através da indústrias e da Petrobras. "Precisamos tomar medidas drásticas, mas não podemos deixar de investir. Temos que formar um polo regional de petróleo e gás”, sugere. “É preciso criar uma nova infraestrutura viária, ampliar aeroportos, porto seco, terminal portuário".
A crise também afeta a arrecadação estadual de da Petrobras. Segundo a secretaria de Fazenda de Macaé, a queda foi de mais de R$ 500 milhões de 2013 para 2014.
Enxugamento da folha em Arraial
A queda na redução de 32% nos repasses dos royalties do petróleo em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, fez com que o prefeito, Wanderson Cardoso de Britto, o Andinho (PMDB), anunciasse ontem a demissão em massa de servidores municipais. Segundo o comunicado da prefeitura, todos os secretários e servidores comissionados foram exonerados.
Além disso, contratos também foram cancelados. Apenas os concursados foram mantidos. A nota afirma ainda que todos os gastos com eventos e viagens foram suspensos.
Algumas secretarias deverão ser fundidas, diminuindo a estrutura de trabalho. "Oprefeito está analisando toda a folha de pagamento”, informou a nota. Os serviços essenciais, no entanto, continuarão funcionando normalmente.
Cortes também em Cabo Frio
Em Cabo Frio, o prefeito Alair Corrêa (PP) divulgou também ontem a fusão de seis secretarias às pastas de assuntos correlatos. A ação faz parte da reforma administrativa pela qual a prefeitura está passando devido a queda do repasse dos royalties do petróleo.
O objetivo é adequar a máquina municipal à nova realidade econômica, que prevê corte de gastos e custos. Além de reduzir o número de secretarias, o prefeito exonerou um secretário e o procurador geral do município.
Segundo Corrêa, alguns funcionários comissionados do segundo escalão também foram demitidos. Das 38 pastas, 31 permanecerão e sete secretarias serão fundidas.



    EDUARDO FERREIRA
    Rio - Para debater formas de amenizar os cortes do repasse dos royalties do petróleo, prefeitos de nove municípios do interior do Rio se reuniram nesta segunda-feira, em Macaé. Eles discutiram ações para enfrentar a crise que já está afetando as cidades. Ficou acertado que assinarão um documento em Búzios, no próximo sábado. O texto vai pedir aos governos estadual e federal para garantir os investimentos previstos para estas cidades.
    Em Macaé, por exemplo, o repasse dos royalties representa 25% do total e a perda pode chegar a R$ 120 milhões este ano.



    Prazo final para Concurso Público do IFFluminense‏

    As inscrições do Concurso Público para Cargos de Professor e Técnico-Administrativo em Educação do IFFluminense terminam nesta sexta-feira, 06 de fevereiro.

     As inscrições devem ser realizadas via internet, no endereço http://concurso2015.iff.edu.br/. O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$51,00, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU).
     São oferecidas, ao todo, 51 vagas em diversas áreas, sendo 15 vagas de nível médio para servidores Técnico-Adiministrativos e 36 vagas para professores. As vagas estão distribuídas pelos campi, unidades e Reitoria do IFFluminense, identificados por quatro Núcleos. No ato da inscrição, o candidato deverá definir o cargo/área e optar pelo Núcleo que apresenta o local onde pretende atuar.
     O vencimento básico para Técnico-administrativo em Educação é no valor de R$ 2.071,59. Para Professor, o vencimento básico é no valor de R$ 1.966,67 para regime de trabalho de 20 horas semanais e R$ 3.804,29 para regime de trabalho de 40 horas semanais com dedicação exclusiva.
     As provas objetivas serão realizadas no dia 22 de março de 2015, das 14 às 18 horas. A publicação na Imprensa Oficial do Resultado Final está prevista para os meses de abril (cargos administrativos) e maio (cargos de professor).

    terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

    Prefeitura de Mangaratiba some com R$ 60 milhões e revolta população



    Ministério Público encontrou esquemas de fraudes, propinas e desvios de dinheiro na gestão do prefeito Evandro Capixaba.











    O repórter secreto do Fantástico vai investigar por que uma cidade de menos de 40 mil habitantes precisa comprar 1,8 milhão de sacos de lixo. Essa cidade é Mangaratiba, no estado do Rio, onde o prefeito está sendo investigado por fraudes que podem chegar a R$ 60 milhões.
    Eh, vidão à beira-mar, passeio de lancha, banho de sol na varanda da mansão. Que maravilha é a natureza.
    “E o esgoto em uma situação dessa", reclama uma moradora.
    “Isso aqui é tudo sujeira, muita sujeira. A gente passa mal”, conta uma senhora.
    “Pede o prefeito para vir aqui. Será que ele bebe essa água?”, indaga um homem.
    A população de Mangaratiba, no estado do Rio de Janeiro, está revoltada. “A gente vê a saúde precária, a gente vê educação com problemas, o transporte nosso e a água estão precários”, conta um morador.
    “Eles aprovam obras, obras aprovadas, mas não feitas. A gente quer que a obra seja concretizada”, diz uma mulher.
    Tanta coisa faltando porque, em cerca de 20 meses, R$ 60 milhões foram surrupiados da prefeitura, segundo estimativa do Ministério Público.
    É por isso que o repórter secreto do Fantástico está em Mangaratiba, e todo brasileiro decente quer saber: Cadê o dinheiro que tava aqui?
    Quando o repórter secreto chega à cidade, encontra protestos. Tem cartaz perguntando ao prefeito Evandro Bertino Jorge, do PSD, conhecido como "Capixaba": cadê os R$ 60 milhões que sumiram da cidade.
    E tem adesivo, feito pelos próprios manifestantes, perguntando: cadê o dinheiro que tava aqui? Muita indignação. E muito constrangimento de fazer papel de palhaço no mau sentido.“Eu nunca fiz isso na minha vida, mas eu fui obrigada. Eu não quero morar em um lugar sujo”, conta a professora Marilúcia Gomes.
    E a bronca é a seguinte: pela quantidade de sacos de lixo que a prefeitura supostamente comprou, Mangaratiba deveria ser o lugar mais limpo do mundo: 1,8 milhão sacos de lixo. Como na verdade a cidade precisa de 17 mil sacos por mês, essa suposta compra daria para 105 meses. Quase nove anos. Resolveria um problemão para os futuros prefeitos. 
    Só que não. “Não existiam sacos de lixo”, diz o homem que foi secretário de serviços públicos da prefeitura na gestão que teria feito a tal compra, em 2012. Ele diz que, depois de descobrir que era tudo fraude, foi falar com o prefeito Evandro Capixaba.
    “Mostrei a fraude para ele, falei que não existia entrega de sacola, que não poderia ficar assinando notas de recebimento de sacola que não existia. Aí eu passei a ser um funcionário que não servia para ocupar a secretaria”, conta o ex-secretário de serviços públicos Marco Antônio da Silva Santos.
    Depois, o então secretário decidiu contar tudo ao Ministério Público. “A partir daí a gente começou a diligenciar, identificar empresas, os seus sócios e como essa fraude ocorreu. Parte do pagamento ficava com os sócios, e o maior montante entregue na mão de representantes de gestores daquele município”, explica o promotor de Justiça do Rio de Janeiro Alexandre Veras.
    O repórter Eduardo Faustini foi atrás da empresa responsável pela venda fraudulenta. Achou uma das sócias do negócio.
    Fantástico: Como é que você se tornou sócia dessa empresa?
    Mulher: Na verdade, eu fui chamada para ser secretária da empresa. Me pediram para emprestar o nome. Como eu era empregada da empresa, não vi problema. Quando eu comecei a me inteirar do assunto da empresa, vi do que se tratava, pedi que retirassem o meu nome. 
    Para o Ministério Público, ela não foi usada, a sócia é, sim, parte do esquema. As investigações do Ministério Público levaram a operações de busca e apreensão como uma feita com o apoio da Polícia Federal.
    “Nós apreendemos aproximadamente 100 processos licitatórios e a partir daí a gente teve a chance de encontrar ali uma gama de informações que indicam a fraude realizada por esse grupo”, conta o promotor Alexandre Veras.
    A quadrilha fraudava várias licitações. Em uma das frentes da falcatrua, um filho e um sobrinho do prefeito, mais o então procurador-geral do município e dois secretários eram sócios de empresas vencedoras das licitações.
    “Qualquer porta que se bata, qualquer notificação que se faça, passa, inevitavelmente, por um familiar ou por uma pessoa próxima do prefeito”, diz o promotor Alexandre Veras.
    Segundo as investigações, eles conseguiam dar uma aparência de legalidade à negociata forjando editais de licitação em um jornal do Rio, o Jornal "O Povo". A lei exige que o chamado edital de licitação seja publicado em um jornal. O edital é um aviso: os interessados ficam sabendo que a administração pública quer comprar produtos ou contratar serviços. A publicação no jornal é um documento obrigatório, processo da licitação, que é enviado aos órgãos de fiscalização de uso de dinheiro público.

    Foi aí que a quadrilha achou que estava dando o pulo do gato. O jornal que estava na banca não era o mesmo que era arquivado no processo.

    Ou seja, vamos dizer que um jornal fosse um exemplar do jornal da semana passada. Não tem nenhum aviso de edital de licitação da prefeitura de Mangaratiba. Aí a quadrilha mandava fazer uma página nova, trocava um edital de verdade por um edital de mentirinha, para fingir que a licitação tinha sido comunicada ao público. Assim, ficava tudo certo. A página falsa funcionava como uma prova de que os devidos procedimentos tinham sido seguidos.
    Por exemplo: a página da edição do dia 21 de junho de 2012 do jornal "O Povo", não tem edital da prefeitura. Mas a mesma edição do mesmo jornal do mesmo dia do mesmo ano, tem.
    Agora preste atenção nessa conversa. Foi gravada na sede do Jornal "O Povo" por uma pessoa que denunciou a fraude. É uma testemunha do Ministério Público, e finge que representa o prefeito de Mangaratiba para dar o mesmo golpe. Ele conversa com funcionários do jornal.
    Homem: Como é que funciona essa p... do jornal?
    Jornal: E com a data que ele quer, isso aí. Ainda mais que é Tribunal de Conta.
    O ex-funcionário da gestão do prefeito Evandro Capixaba confirma a denúncia. “Fazia uma publicação com data anterior e montar dentro do jornal para constar na prefeitura. Para apresentar para o Tribunal de Contas, para a promotoria, para quem solicitasse”, conta o ex-subsecretário de Serviços Públicos Iata Anderson.
    “O que nós temos naquele município é uma quadrilha trabalhando a fim de se locupletar do dinheiro público. Nós encontramos laranjas, falsidades de documentos públicos, privados, fraudes em licitação, publicações fraudadas em jornal, pagamento de propina, desvio de dinheiro, não-entrega de produtos contratados pelo município. Inúmeras fraudes”, afirma o promotor Alexandre Veras.

    Isso, em uma cidade que atrai tanta gente bem de vida para desfrutar das belezas naturais. Infelizmente, também existe outra Mangaratiba.
    Fantástico: Qual é essa Mangaratiba?
    Promotor: É a Mangaratiba pobre, abandonada, sem calçamento, sem saneamento básico. Sem água.
    O problema da água atinge a cidade há cerca de um ano, portanto uma situação que antecede a estiagem na região Sudeste. “O esgoto do vizinho, vem de lá e cai na minha porta”, reclama uma moradora.
    “Bebo dessa água. Água potável é conectada com água de esgoto. Nós não somos porcos, nós somos gente”, afirma Marilúcia Gomes.
    “Essa é a água que nos oferecem, e o governo que tá aí nada faz. Isso aqui é uma pouca vergonha. Olha aí”, conta outro morador.
    Até a mulher que o Ministério Público aponta como parte do esquema admite que roubar dinheiro público é maltratar o cidadão. “O dinheiro que eu tiro de uma prefeitura e eu banco uma viagem para Miami, eu estou matando um cidadão”, confessa.
    Em nota, a direção do Jornal "O Povo" nega que tenha prestado serviços e recebido dinheiro da prefeitura de Mangaratiba. A nota afirma que o jornal está contribuindo com o Ministério Público para a apuração real dos fatos.
    Também em nota, o prefeito Evandro Bertino Jorge, o Evandro Capixaba, repudia as denúncias de que houve falsificação de página de jornal e diz que o dinheiro público é aplicado com responsabilidade em Mangaratiba.
    Já o Ministério Público pede na Justiça que o prefeito Capixaba, bem como secretários e ex-secretários e servidores municipais, respondam por improbidade administrativa.
    “Cadê o dinheiro que a gente precisa melhorar o nosso município e nada é feito, cadê o dinheiro daqui?”, pergunta um morador.

    PREFEITURA DE PORCIÚNCULA MERECE PARABÉNS!!!!!!



    A secretária de Promoção Social de Porciúncula, Rosângela Moraes dos Santos merece nossos aplausos pela belíssima iniciativa em organizar essa colônia deferias,pois muitos jovens não tem condição financeira de viajar,passear,e acabam passando as ferias em casa.Como ocorreu em Pádua além das crianças não terem para onde ir,ainda falta espaço de lazer próximos a suas residencias gratuitos,com essa onda de violência,não é recomendável deixar jovens se locomovem para locais distantes.
    Só a alegria das crianças é o bastante para temos confiança que o futuro pode ser diferente,tudo depende de uma boa educação.

    Parabéns a Prefeitura de Porciúncula!






    Que sirva de exemplos para outras prefeituras.

    Fatos que me chamam a atenção em Santo Antonio de Pádua!



    Sempre recebemos matérias de prefeituras que divulgam suas obras,benefícios a população só recebemos matérias interessantes,e pergunto porque em Pádua isso não ocorre?Falta de uma boa equipe de comunicação ou falta de obras,benefícios para os paduanos,isso me intriga.

    Outras prefeituras demonstram o seu trabalho confira:

    Abertas as inscrições para o curso de Técnico de Turismo

    Prefeitura de Miracema firma parceria com Senac e oferece diversos cursos gratuitos

    Hospital Armando Vidal Recebe Equipamentos, Prefeitura x Hospital Armando Vidal Parceria que rende bons Frutos.

    PREFEITURA REALIZA COLÔNIA DE FÉRIAS E GINCANA PARA JOVENS DO GRUPO DE CONVIVÊNCIA

    Capacitação para Professores, Serventes e Merendeiras.

    Sistema de irrigação chega a comunidade Duas Barras, em Miracema

    Prefeitura de Miracema investe em projetos para acelerar desenvolvimento econômico do município

    Obras para amenizar estiagem e contenção de chuva estão sendo feitas pela Prefeitura de Miracema

    Abraço às árvores - SOS Praça Getúlio Vargas.

    Porque só em Pádua não aparece os investimentos,e olha a folha de pagamento é grande,será que não tem funcionários capacitados para ajudar no crescimento do município,pois a união,uma boa equipe levanta qualquer empresa.Chega de mamar na teta vaca gente,vamos alimentar o gado,se não o pasto vai secar!!!!!!!!!!!!!

    Prefeitura de Miracema firma parceria com Senac e oferece diversos cursos gratuitos‏

    Prefeitura de Miracema firma parceria com Senac e oferece diversos cursos gratuitos

    Miracema, RJ - Há mais de um ano, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) vem compondo parceria com a Prefeitura de Miracema, ofertando cursos em diversas áreas. Esta é mais uma conquista da gestão do Prefeito Juedyr Orsay que visa gerar oportunidade profissional, resultando em criação de novos postos de trabalho. Em 2014, 130 certificados foram entregues aos concluintes dos treinamentos encerrados. A previsão para este ano é entregar um número maior de diplomas. Todos os cursos oferecidos pelo órgão em associação com o Executivo são gratuitos. As aulas acontecem no Ciep Professor Álvaro Augusto da Fonseca Lontra.

    O prefeito deixou claro que o objetivo do Executivo é oferecer oportunidades “para estimular cada vez mais as opções de capacitação, impulsionando o desenvolvimento econômico, o trabalho e a geração de renda na nossa cidade. Os alunos saem dos cursos com outra perspectiva profissional, muitos conseguem emprego mesmo estando ainda na sala de aula.”

    Atualmente, três turmas estão em andamento: almoxarife, depilador e auxiliar de recursos humanos. Já no mês de abril mais inscrições estarão disponíveis no site do Senac (http://psg.rj.senac.br) para as áreas de auxiliar de recursos humanos, depilador, garçom e auxiliar de operações e logísticas, totalizando 110 vagas. No link, basta solicitar a unidade Santo Antônio de Pádua - EP CIEP 143 Miracema e fazer o cadastro.

    A secretaria de Assistência Social de Miracema auxilia no processo de seleção dos inscritos e sede espaço para cadastro dos aprovados. Para Osvaldo Nunes, responsável pelo setor, esta parceria só tem lado positivo. “Estamos muito satisfeitos com os resultados.” Segundo ele, é através desse trabalho que muitos miracemenses terão suas vidas transformadas e serão inseridos no mercado.

    Cibelly Grippa, assistente do Senac afirmou que a intenção é continuar por tempo indeterminado com esta parceria entre a prefeitura. “Aqui em Miracema temos um número expressivo de pessoas que buscam os nossos cursos. Percebemos o interesse. Uma pena não termos mais vagas gratuitas para oferecer, pois o número de inscritos em determinadas áreas é quatro vezes maior do que a disponibilidade de vagas”, disse ela.

    Dúvidas sobre os treinamentos podem ser solucionadas na sede da Secretaria de Assistência Social de Miracema (Avenida Deputado Luiz Fernando Linhares, 131 – em frente ao DPO) ou na unidade do Senac em Santo Antônio de Pádua que funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 22h e aos sábados, no período de 8h às 14h. Os telefones de lá são (22) 3851-0101 ou (22) 3853-0399.